Compartilhe

terça-feira, 23 de novembro de 2010

MANOEL DA CONCEIÇÃO RECEBE DA UFMA O TÍTULO DE DOUTOR HONORIS CAUSA

Em cerimônia realizada na noite de terça-feira 23, o líder camponês Manoel da Conceição foi condecorado pela UFMA com o título de Doutor Honoris Causa. Homenagem justa e adequada ao perfil de Mané, como é carinhosamente chamado pelos companheiros.

Fundador do PT Nacional e dirigente do CENTRU, organização de trabalhadores rurais na região tocantina, Manoel da Conceição tem um vasto currículo de lutas e conquistas por justiça e liberdade.

A peleja de Manoel contra o latifúndio e em defesa da regorma agrária ganhou o mundo em livros, artigos, reportagens e entrevistas. Sobre o título de Doutor, escrevem Jomar e Terezinha Fernandes. Leia abaixo.

DOUTOR DO POVO BRASILEIRO

Manoel da Conceição recebeu o título de Doutor, da Universidade Federal do Maranhão. Já havia recebido um de Professor Emérito do Unisulma (que não oferece curso de doutorado), mas hoje será reconhecido como DOUTOR DO POVO BRASILEIRO!

Viajando pela história vemos que os maiores seres que já pisaram neste planeta, ostentam a marca da SIMPLICIDADE. Sejam eles da esfera religiosa - Lao-Tsé, Krihsna, Buda, Jesus -, sejam eles das lutas libertárias, armadas ou não, de José Marti a Gandhi, todos foram seres humanos simples e, ao mesmo tempo, grandiosos.

Parece que tiraram suas lições básicas da própria natureza, onde os elementos mais simples, como a água, são os mais importantes.

Assim foi padre Josimo, com quem convivivemos e aprendemos no passado. Assim é Manoel da Conceição, com quem convivemos e aprendemos ainda agora!

Aqueles que conseguem o título de DOUTOR pelos caminhos acadêmicos, merecem o respeito da sociedade, mas aqueles que conseguem o título de DOUTOR pelo exemplo de vida, merecem nossa veneração, ainda que laica.

Nesta época de "salve-se quem puder", onde os Valores não representam mais nada, precisamos de exemplos. Exemplos que funcionem como um farol a nos mostrar que, apesar das águas turbulentas e traiçoeiras sobre as quais navegamos, há um continente esperando quem tem coragem de atravessar o mar, na direção da luz da coragem e dos ideiais de justiça e liberdade!

Parabéns companheiro Mané da Conceição!

Jomar Fernandes e Terezinha Fernandes
Por um Maranhão Livre e Justo!

Nenhum comentário: