Compartilhe

quinta-feira, 18 de abril de 2013

MOVIMENTOS SOCIAIS UNEM FORÇAS EM AÇÃO PELA PAZ

O Movimento Nossa São Luís (MNSL) em parceria com a Via Mundo Intercâmbio e diversos movimentos sociais vai realizar no dia 19 de abril, na rotatória do São Francisco, das 16h às 20h uma ação de fomento à cultura de paz em São Luís.

A proposta é chamar a atenção para a valorização dos espaços públicos como ambientes para lazer social, bem como para o aumento considerável da violência na região metropolitana registrado nos últimos dias.

Para o gestor do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA) e coordenador do MNSL, Daniel Madorra, o evento é uma oportunidade para dar visibilidade ao tema da segurança e cultura de paz na cidade, que tem urgência em ser discutido.

“A falta de espaços públicos qualificados, a ausência de infraestrutura urbana e um sistema de segurança cidadã contribuem para o aumento da criminalidade na capital. Queremos mais políticas que combatam a violência, pois, São Luís possui um dos piores indicadores de violência do país. Por isso, é importante que haja união entre poder público em todas as suas esferas e sociedade civil para mudar as nossas estatísticas”, relatou.
“PIQUENIQUE PELA PAZ”

No primeiro momento da ação (16h às 18h), a empresa Via Mundo Intercâmbio associada ao ICE-MA, realizará um “Piquenique pela Paz”, que terá como mote o questionamento “É Perigoso?”, a partir do exemplo de outras cidades no mundo onde os espaços públicos são lugares positivamente reconhecidos pela organização, segurança, liberdade, igualdade e onde as opiniões são formadas por meio da interação social.

Na ocasião, o público contará com apresentações de grupo de teatro, roda de capoeira, música ao vivo, roda de debate além de intervenções rápidas nos sinais de trânsito do entorno. A ideia é fomentar atitudes que gerem a paz e transformem os espaços públicos em locais saudáveis de descontração onde seja seguro para os cidadãos a realização de atividades como jogar bola, usar laptop, tocar violão e pular corda.

Marcando o encerramento do piquenique, ocorrerá um abraço simbólico ao redor do retorno do São Francisco, em memória às vítimas da violência na região metropolitana.
"EU QUERO PAZ EM SÃO LUÍS”
A partir das 18h, os movimentos sociais MovPaz – MA, Comunicapaz (Ufma), Sindicato dos Bancários, CUT e representantes independentes da sociedade civil unirão forças na primeira manifestação pública do Movimento “Eu quero paz em São Luís”, uma mobilização que surgiu em protesto ao assassinato do poeta e bancário Jether Joran, no início de abril, mas que tomou proporções maiores ao representar os interesses dos cidadãos ludovicenses no combate à violência e na promoção da cultura de paz.

Na ocasião, será lida a Carta Manifesto Contra a Violência em São Luís, exigindo empenho do poder público na garantia da segurança e da justiça. Além da sensibilização de organizações sociais e empresas no desenvolvimento de ações e projetos que contribuam para a transformação dos indicadores sociais de violência. Haverá, ainda, relatos testemunhais das famílias vítimas de violência, manifestações artísticas e panfletagem.

De acordo com Letícia Cardoso, professora de Comunicação da UFMA e organizadora do movimento, “a iniciativa reflete a insatisfação da sociedade com a situação de violência que está comprometendo a nossa sobrevivência em São Luís. A criminalidade se escora na impunidade e também na nossa apatia e indiferença. Por isso, nós, cidadãos temos que agir e inundar a cidade com esta onda de paz, exigindo segurança, justiça social e políticas públicas eficientes. Queremos uma atitude enérgica dos nossos governantes, mas também uma mudança social de mentalidade, o que começa dentro de cada um de nós com a pergunta: O que eu tenho feito pela paz na minha cidade?”.
NÚMEROS
Segundo as estatísticas da Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA) já foi registrado um aumento de quase 70% no número de homicídios nesta primeira quinzena de abril, em comparação ao mesmo período do mês de março, somando um total de 44 mortes.
No indicador de Homicídio Juvenil Masculino, que faz parte dos dados levantados pelo Observatório Social, São Luís aparece como a 17ª capital brasileira com pior índice deste tipo de violência. São 167 mortes de homens entre 15 e 24 anos por 164,42 mil habitantes desta mesma faixa etária.
SERVIÇO
O quê? Ato público pela paz e segurança em São Luís

Onde? Rotatória do Bairro São Francisco

Quando? Dia 19 de abril, sexta-feira, das 16h às 20h

Um comentário:

Anônimo disse...

Na Plenária dos Movimentos Sociais na Igreja dos Remédios no dia 05 do corrente mês, a tônica do encontro foram vários AVISOS – de cara , para Flávio Dino -, por parte dos mais diversos dirigentes, de que os Movimentos Sociais não querem fazer só campanha para o comunista, mais também discutir de forma democrática o futuro governo, assim como participar dele. FLÁVIO DINO DISSE: – “SIMMMMMMMM !!!!!” Não acredito muito. E só medir pelo repelente governo Holanda, no que se refere a militância. Ainda ontem um oponente disse-me: – “Marcos vi a distribuição de um jornalzinho Dos Cem Dias de Edivaldo Holanda frente à prefeitura de São Luis lá no Cohatrac”. Então resolvi dá uma passadinha hoje no PC do B é pegar alguns informativos para distribuir “na base” que atuo. Ai uma “pessoa” mencionou que tentou trazer uma caixa para o partido, porém a EMPRESA RESPONSÁVEL PELA DISTRIBUIÇÂO (que não participou da campanha) não permitiu. Penso que esse informativo na mão da militância seria mais eficaz, pois municiaria a mesma de argumentos para difundir os feitos. Veja que até hoje nunca foi convocada uma Plenária para se discutir o andamento e rumos a tomar do Governo Flávio/Márcio/Holanda/Roberto/Weverton.

É Como disseram os Movimentos sociais no dia cinco: “SÓ NOS QUEREM PRA FAZER CAMPANHA” !

Marco Antonio Carvalho Diniz