Compartilhe

sábado, 1 de fevereiro de 2014

HELENA DUAILIBE NA SAÚDE: APARÊNCIA E ESSÊNCIA NA OCUPAÇÃO DE CARGOS

Helena, em 2008, vice-prefeita de João Castelo
Quem acompanha a política com muita paixão e pouco discernimento pode estranhar a nomeação da vereadora Helena Duailibe (PMDB) na Secretaria de Saúde do governo Edivaldo Holanda Junior (PTC), considerando que ela fora vice-prefeita e também secretária na mesma pasta no governo João Castelo (PSDB).

Se Holanda Jr e Castelo eram adversários, como pode Helena estar nos dois governos?

É fácil entender. Basta olhar as fotos das colunas sociais. A revista dominical do PH, por exemplo, é um tratado informal de ciência política. Nas festas da corte estão sempre sorridentes os políticos que aparentemente divergem, mas na essência são correligionários.

Essa relação de parceria e compadrio, típica do ambiente provinciano, oligárquico e clientelista do Maranhão, mantém certas famílias sempre privilegiadas nas estruturas de poder, seja quem for o prefeito ou o governador.
 
Em 2011 Helena ingressa no PMDB para fortalecer a pré-candidatura de Max Barros à Prefeitura de São Luis
Por isso é simples situar o retorno da médica Helena Duailibe à Secretaria de Saúde, agora na gestão de Edivaldo Holanda Junior (PTC).

RETROSPECTIVA E TÍTULOS

Dualibe foi vice-prefeita de Castelo (eleito em 2008) e assumiu a secretaria de Saúde, mas foi demitida, logo no início do mandato. Permaneceu vice e elegeu-se vereadora em 2012, declarando apoio a Edivaldo Holanda Jr no segundo turno.

Antes disso, em 2011, ela saiu do PSB e ingressou no PMDB para fortalecer o projeto de candidatura de Max Barros (PMDB) à Prefeitura de São Luís. Foi recebida com honras peemedebistas, ao lado de João Alberto e Gastão Vieira, sarneístas históricos.
 
Helena com um mix de suposta oposição a Sarney
Outrora ela também foi secretária de Saúde, no governo José Reinaldo (PSB), ex-aliado de José Sarney e patrono da eleição de Jackson Lago (PDT).

Além do sobrenome da elite, Helena é prima de Ricardo Murad (PMDB), cunhado de Roseana Sarney (PMDB), o homem mais poderoso da oligarquia no Maranhão.

PRIVILÉGIOS

Tem sido assim esta vida dificílima de Helena. Um tempo é vice-prefeita de Castelo. Outra época vira secretária de Saúde do prefeito Holanda Jr. Quando não é secretária estadual, muda para a municipal, em qualquer governo.

A saúde do Maranhão parece um feudo de Helena Duailibe.

Quando cansa de cargos executivos, elege-se vereadora, muda de partido e está sempre no poder.

O marido de Helena é o deputado estadual Afonso Manoel (PMDB), empresário rico que virou político e já foi aliado tanto da oligarquia Sarney quanto da libertação de Jackson Lago (PDT).

Várias famílias e sobrenomes têm esse mesmo perfil, ora no governo, ora na oposição, sempre falando em mudança e transformação.

Para facilitar os negócios da política, essas castas fazem o casamento dos filhos, fotografados na coluna do PH.

No Maranhão, você nem precisa ler os clássicos da filosofia política para entender o jogo do poder. Veja as imagens das colunas sociais.

No fundo nunca houve divergência entre João Castelo (PSDB) e José Sarney (PMDB). Eles são compadres, amigos e parceiros. Apenas divergem quando há disputas acirradas pelo controle dos negócios oriundos ou derivados da política.
 
Castelo com Sarney: unidos contra o interesse público

Aparentemente divergem, mas essencialmente estão sempre juntos.

2 comentários:

Alexandre Oliveira disse...

Parabéns pela matéria. Lembrou muito os textos de Walter Rodrigues. A imprensa maranhense ainda continua órfã de matérias sem o ranço partidarizado de pro ou antioligarquia.

Carlos Eduardo da Maia disse...

O texto coloca o dedo na ferida: a política maranhense reside numa relação de compadrios. A Coluna do PH, como destaca o artigo, sempre mostrou a verdade no que se refere às “brigas” dos políticos, ou seja, sempre foram de mentirinha. Outra relação de inimizade que só existe no plano das conveniências: Roberto Rocha X Sarney.