Compartilhe

domingo, 21 de dezembro de 2014

UFMA 2015: DISPUTA PELA REITORIA JÁ COMEÇOU

Nos bastidores da UFMA, é intensa a movimentação dos pré-candidatos à sucessão do reitor Natalino Salgado Filho. Depois de sondar alguns professores, o reitor definiu-se pela diretora do CCBS (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde), Nair Portela, irmã do futuro secretário de Estado da Segurança, Jeferson Portela, filiado ao PCdoB.
O reitor Natalino pretende passar o bastão para Nair Portela
Indiretamente, a candidatura de Nair Portela é uma forma de aproximação entre o reitor Salgado e o PCdoB, legenda do governador eleito Flávio Dino.

Durante a campanha eleitoral de 2014, as instalações da UFMA foram cedidas à convenção hollywoodiana de Edinho Lobão (PMDB), candidato a governador da oligarquia Sarney, gerando constrangimento entre os demais partidos.

Outros nomes

O vice-reitor e professor do Departamento de Física, Antônio Oliveira, está na fila para ocupar a cadeira principal do campus do Bacanga.
Vice-reitor Antonio Oliveira vai disputar a reitoria sem o apoio de Natallino
Oliveira vai para a disputa confiante nos mais de 90% dos votos válidos que o elegeram vice-reitor em 2010, apesar de não ter tido o apoio do reeleito Natalino.

Ex-presidente da Fapema (2004-2009), o professor do Departamento de Engenharia da Eletricidade Sofiani Labidi movimenta-se rapidamente na pré-campanha.

O legado da Fapema, onde muitos professores obtêm financiamento para projetos de pesquisa e bolsas, é um recall de Labidi.
 
Na confraternização da Apruma, o presidente do sindicato Antonio Gonçalves entrega o presente sorteado ao reitorável Sofiani Labidi
Nos movimentos pré-eleitorais, ele chegou a surpreender a comunidade acadêmica, ao participar da confraternização de final de ano (2014) organizada pela Apruma.

Avesso ao movimento sindical combativo, Labidi até vestiu a camisa da entidade e posou para fotos com o presidente da Apruma, Antonio Gonçalves, que também comanda o PSOL no Maranhão.

Oposição

A maior ameaça ao projeto de poder do reitor Salgado é a professora Marizélia Ribeiro, do departamento de Medicina III.

Atuante no movimento sindical e simpática nos mais diversos segmentos da comunidade universitária, Ribeiro pode quebrar as bases do reitor no maior reduto de poder da UFMA – a área da Saúde – de onde saíram todos os ex-reitores desde 1996.

Nesse mesmo segmento há mais duas pré-candidaturas fortes: o professor do Departamento de Medicina II e presidente da Apruma Antonio Gonçalves e a professora Sirliane Paiva, do Departamento de Enfermagem, ex-candidata a reitora em 2010.

Existe ainda a possibilidade de candidatura da professora do Departaento de Serviço Social, Claudia Durans, do PSTU, que já disputou a eleição de 2010 e foi candidata à vice-presidência da República em 2014.
Claudia Durans na segunda disputa pela reitoria da UFMA
Além dos já citados, um grupo suprapartidário de professores, técnicos e alunos está se reunindo para discutir propostas e nomes visando disputar a Administração Superior da UFMA.

Vicejando 

Para a vice-reitoria, por enquanto é ventilado o nome do atual pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fernando Carvalho, que demonstrava interesse pelo cargo de reitor, mas mudou de planos diante da preferência de Salgado por Nair Portela.

Até o momento, este é o quadro das pré-candidaturas. A eleição será realizada em junho 2015.

Serão seis meses intensos de campanha. A batalha já começou.

Um comentário:

Nayanne Sousa disse...

Independente de quem for o reitor algo precisa urgente mudar. Na atual gestão foi criado o PROAES - Pró Reitoria de Assuntos Estudantis que visa auxiliar os estudantes em situação de vulnerabilidade econômica com bolsas advindas do MEC. No entanto, a pró reitora de assuntos estudantis Cenidalva Sousa até o presente momento não paga um unico estudante desde novembro de 2014. Segundo a diretora do PROAES/ Janieiry Queiroga a UFMA NÃO TEM DINHEIRO PARA PAGAR OS ALUNOS BOLSISTAS. DETALHE: CADA ALUNO RECEBE SOMENTE r$400,000.

Segundo o DAE/PROAES na folha de pagamento consta que o MEC enviou a verba no entanto o caixa está vazio. Isso é um absurdo. Como existe um documento comprovando um pagamento se não há dinheiro? Isso é crime, lavagem de dinheiro,mas não do MEC e sim do PROAES e de seus gestores. Isso precisa ser averiguado junto ao MP e demais instancias juridicas, afinal isso é um direito do aluno e essa verba federal que está sendo desviada,é do povo.