Compartilhe

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

2º ENCONTRO BRASILEIRO DAS CIDADES HISTÓRICAS INICIA HOJE, EM SÃO LUÍS


 O Governo do Maranhão, e a Confederação Nacional de Municípios (CNM), com a co-realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae/MA) e parceria da Prefeitura de São Luís, iniciam nesta quarta-feira (24), às 19h, no teatro Arthur Azevedo, a segunda edição do Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, evento que promove a discussão de políticas públicas e de boas práticas relacionadas às Cidades Históricas do Brasil.

Com recorde de inscrições - mais de 500 inscritos-, o encontro vai ajudar na construção de uma agenda estratégica de difusão do conhecimento de políticas públicas e de boas práticas para as Cidades Históricas. “Nós esperamos discutir problemas comuns entre as cidades participantes. Na ocasião também serão apresentados exemplos de boas práticas seguidas por municípios presentes e, além disso, será elaborada uma pauta de recomendações para os seus futuros governantes”, explica Diego Galdino, secretário de Estado de Cultura e Turismo do Maranhão.

Iniciando nesta quarta e se estendendo até o sábado (27), o encontro aproveita o forte apelo histórico, cultural e turístico de São Luis para transformar os Teatros Arthur Azevedo (abertura) e João do Vale (realização de painéis) em verdadeiras academias para os gestores das cidades históricas que irão participar das discussões sobre a preservação do patrimônio histórico, enfrentamento de problemas sociais, implantação de políticas de melhoria da infraestrutura, promoção dos sítios históricos enquanto destinos turísticos, entre outros.  Durante a abertura o evento, também será apresentado um pouco da diversidade cultural e gastronômica maranhense com degustação de pratos da culinária típica e apresentação cultural do Grupo Encantar.

Painéis

Na quinta-feira (25), painéis sobre temas como ‘O Financiamento para Gestão do Patrimônio Histórico’, a ‘Promoção do Patrimônio Histórico Cultural’, a ‘Sustentabilidade da Economia, apresentando a aplicação de boas práticas de negócios dão o tom da discussão’.

Já na sexta, segundo dia dos painéis, questões como Gestão Urbana e suas Políticas de Habitação e Ocupação em Sítios Históricos, o Turismo como catalisador para o desenvolvimento dos sítios históricos; Cultura, Turismo e a Atuação do Legislativo Federal e as Governança nas Cidades Históricas para o Desenvolvimento do Turismo Brasileiro enceram as discussões e consolidam o documento final do evento.

No sábado (27), os gestores públicos ainda participarão de uma visita técnica ao Centro Histórico de São Luis.

Secom

Nenhum comentário: