Compartilhe

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

QUINTA-FEIRA, 18: PROJETO “CENTRO HISTÓRICO SUSTENTÁVEL” SERÁ LANÇADO NO CONVENTO DAS MERCÊS

O projeto “Centro Histórico Sustentável”, articulação do Convento das Mercês / Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) vai ser lançado nesta quinta-feira (18), às 16h, no auditório “Casa do Poeta”, no Centro Cultural Convento das Mercês, no bairro do Desterro, em solenidade com a presença do presidente da Fundação e Secretário de Governo, Felipe Camarão, do Secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, do diretor do Convento das Mercês, jornalista Paulo Melo Sousa, dirigentes de órgãos do Estado e do município de São Luís (Secretária Municipal de Segurança Alimentar, Fátima Ribeiro), lideranças do Desterro e entidades ligadas à defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. O evento é aberto ao público em geral.

O coordenador do “Centro Histórico Sustentável”, o ambientalista e jornalista Moisés Matias, que vai apresentar o projeto na solenidade, ressalta que esse será um momento ímpar para a conjugação de forças e esforços em busca de um desenvolvimento que melhore a qualidade de vida das pessoas, sem, entretanto, agredir o meio ambiente. “Acreditamos que, a partir desta quinta-feira, vamos celebrar inúmeras parcerias para alavancar o nosso Centro Histórico Sustentável”, disse.

O projeto tem em sua essência a busca dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que prevê um conjunto de ações direcionadas basicamente para as áreas de saúde, renda, educação e sustentabilidade e tem como meta, entre outras, a redução pela metade do número de pessoas que vivem na miséria e passam fome, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre os sexos e mais autonomia para as mulheres, redução da mortalidade infantil, melhoria da saúde materna, combate a epidemias e doenças, garantia da sustentabilidade ambiental e o estabelecimento de parcerias mundiais para o desenvolvimento. “Destaco a mobilização intensa da sociedade em torno das propostas que nós apresentamos. São 65 propostas capazes de impulsionar o novo ciclo de desenvolvimento e justiça social para todos os maranhenses”, prometeu Flávio Dino, ainda na época da campanha.

De acordo com esses parâmetros, o “Centro Histórico Sustentável” propõe um conjunto de ações sustentáveis como a realização de oficinas de práticas ecológicas, o estímulo do estabelecimento de parcerias com organizações públicas e privadas instaladas na região do Desterro, visando a melhoria das condições de vida da população, além do fortalecimento da inclusão social das comunidades no Centro Histórico de São Luís (Desterro, Praia Grande e a Região do Portinho). “Uma das 65 propostas do governo Flávio Dino visa ‘adotar projetos de desenvolvimento com sustentabilidade ambiental’ e, nesse contexto é que se insere o ‘Projeto Centro Histórico Sustentável’. Fiz a provocação ao ambientalista Moisés Matias, que me respondeu com esta arrojada proposta”, diz Paulo Melo Sousa.

Todas essas ações estão focadas na superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais no Maranhão, com o estímulo e apoio à geração de emprego e renda, com foco na economia criativa, além da promoção da agricultura sustentável urbana e uma vida saudável, com bem-estar para todos. As ações englobam, ainda, educação inclusiva, valorização das atividades manuais e artísticas, promoção do crescimento econômico sustentável e inclusivo, emprego pleno e produtivo e fomento à criatividade e estímulo à inovação, com o apoio às iniciativas de economia criativa.

Nenhum comentário: