Compartilhe

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

FOLIA MAIS CEDO: NESTE SÁBADO, CIRCUITOS DO CARNAVAL COMEÇAM ÀS 11 HORAS

O bloco Fuzileiros da Fuzarca vai se apresentar neste
sábado, na Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís
No carnaval de 2016, a folia vai começar mais cedo. Esta é uma das principais novidades na programação do ‘Carnaval de Todos’ organizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Luís. Nos quatro circuitos das festas de Momo, o sábado de carnaval traz como grande destaque uma programação voltada para a família e que terá início pela manhã, a partir das 11h.

CIRCUITO LABORARTE / DONA TETÉ

A programação oficial do carnaval traz entre os quatro circuitos que fazem parte da festa, o circuito do Laborarte (Laboratório de Expressões Artísticas do Maranhão), que há várias décadas realiza um trabalho importante para a cultura do Maranhão, especialmente no carnaval. Este ano, o Laborarte foi incluído no circuito oficial sendo batizado com o nome de circuito ‘Dona Teté’, em homenagem a Almerice da Silva Santos, que prestou grande contribuição a história do Laborarte e, também, à cultura maranhense.

No circuito ‘Dona Tété’ a programação terá início pela manhã com atrações voltadas para toda a família, inclusive para as crianças como é o caso Bloco do Erê e do show Unidunitê e do Teatro de Fantoches. A programação deste circuito que terá dois palcos, um infantil e outro adulto, terá, neste sábado de carnaval, a presença das tribos de índios Tupiniquins, Tumpinabás, Upaon–Açu, Tapiaca-Uhu e Guajajaras.

Também devem passar no sábado pelo Circuito ‘Dona Teté’, os blocos Afro Gdam, Omnirá e Netos de Nanã, os blocos organizados Turma do Saco, Canto Quente, Os Cobras das Estrelas e Sambistas Caroçudos e a Vinagreira Samba.

CIRCUITO “SEU ROSENO” / MADRE DEUS

Nos demais circuitos do ‘Carnaval de Todos’ a folia também terá início pela manhã. No circuito Roseno Cruz Amaral, “Seu Roseno”, que inclui pontos como Largo do Caroçudo, a Vila Gracinha e a Praça da Saudade, a partir das 11h vão desfilar diversas atrações e a animação ficará por conta dos shows de Maria Bebeu e Arrastão, C. de Asa, Banda AfroAkomabu e Arrastão, além de Juremê,  Vinagreira Samba, Unidos do Porto Grande, Unidos de Vila Isabel, Tupinambás, Sioux, Ritmistas da Madre Deus, Pau Brasil, Officina Affro, Netos de Nanã, Navajo, Show Sindicato do Samba, Mocidade de Fátima, Garotinhos Beleza, Carajás, Canto Quente, Beatos do Samba,  Aruanda e  Guarani, além da apresentação de grupos de Tambor de Crioula que serão realizadas na Tenda Mestre Felipe.

CIRCUITO ANTERO VIANA / SÃO PANTALEÃO - CEPRAMA

O Circuito Antero Viana que inclui a Rua São Pantaleão, Largo do Santiago e Ceprama terá entre as atrações a Casinha da Roça, shows com as bandas Magia e Apoteose e a irreverência dos blocos alternativos.

CIRCUITO CHICO COIMBRA / PRAIA GRANDE

O Circuito Francisco de Souza Coimbra Neto, ‘Chico Coimbra’, que inclui no roteiro a Casa do Maranhão, Rua Portugal e Nauro Machado terá entre as atrações a Banda do Bom Menino, shows da Trupe de Sandra Cordeiro e das Bandas Confraria do Copo e Bandida, Fuzileiros da Fuzarca, os blocos Afro Juremê e Gdam. Além dos grupos de Tambor de Crioula que devem se apresentar em duas tendas, a ‘Tenda Faustina’ e a Tenda ‘Mestre Leonardo’.

Com a folia tendo início pela manhã, a expectativa é de que toda a família participe da programação do ‘Carnaval de Todos’ que conta com um forte aparato policial para garantir total segurança ao evento que este ano além de começar mais cedo tem a marca da diversidade da cultura maranhense.

Secom

Nenhum comentário: