Compartilhe

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

FUNDAÇÃO JOSÉ SARNEY: PRIVATIZAÇÃO JÁ!

O governo do Maranhão precisa tomar providências urgentes para dar fim ao gasto de dinheiro público na manutenção da Fundação da Memória Republicana, instalada no Convento das Mercês, onde estão guardados documentos, homenagens e presentes recebidos por José Sarney no período em que foi presidente da República (1985-1990).

A fundação abriga também o mausoléu que servirá de túmulo a José Sarney.

Desde a sua estatização, em 2011, a fundação custou R$ 8,1 milhões ao governo do Maranhão.
Ótimo lugar para instalar faculdades de Filosofia, História e Arquitetura
Não faz qualquer sentido continuar a mantê-la. O ideal é que seja privatizada, como acontece em vários outros estados, a partir da iniciativa de empresas interessadas na guarda e conservação de documentos históricos.

O memorial e o mausoléu, longe de serem lastros históricos da República, são referências do culto à personalidade do ex-presidente.

Diante da situação financeira do Maranhão, saqueado durante cinco décadas, a manutenção da fundação é uma agressão aos contribuintes e à maioria da população.

Há outras utilidades nobres para o belo prédio do Convento das Mercês. Poderia ser utilizado pelo curso de História ou de Arquitetura da UEMA, por exemplo.

A Fundação da Memória Republicana é um peso no orçamento do Maranhão, um desperdício de dinheiro público e não tem qualquer sentido mantê-la utilizando recursos tão necessários em outras áreas.

Privatizá-la é uma decisão necessária, urgente e sensata. Outra saída seria a devolução do acervo ao ex-presidente José Sarney, para que ele utilize como quiser.
Sala secreta no Convento das Mercês abriga quadros com motivação religiosa das famílias Sarney e Lobão
Um dos cômodos da fundação motivou escândalo na mídia nacional, quando foram reveladas as pinturas retratando o ex-presidente e seus filhos com motivações religiosas: bispos, padres, freiras etc.

Homem afortunado, o que não falta a José Sarney é dinheiro para montar um museu privado onde possa se admirar todos os dias.

Nenhum comentário: