Compartilhe

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

ZERO NA REDAÇÃO DO ENEM: DE QUEM É A CULPA?

O resultado da prova de redação no Enem é assustador. Mais de meio milhão de candidatos tiveram as provas anuladas, segundo o Ministério da Educação.

Foram 529.374 concorrentes com nota zero, do total de 6.193.564 que compareceram às provas em 2014.

Dos 529.374 zerados na redação, o erro mais comum foi “fuga do tema”, que reprovou 217.339 estudantes.

Ou seja, os concorrentes não conseguiram concentrar a escrita no tema proposto, revelando falta de foco ou desconhecimento do conteúdo sugerido – publicidade infantil.

É muito estranho que quase a metade do total de reprovados não tenha conseguido escrever sobre publicidade, considerando que passam boa parte do tempo diante da TV ou na internet, bombardeados por apelos publicitários de todos os tipos.

Não só assistem aos anúncios publicitários, como também consomem os produtos ofertados, mas não conseguem escrever sobre publicidade infantil.

É um sinal de que não refletem sobre o que vêem. Consumidores compulsivos dos anúncios publicitários, os estudantes não conseguem elaborar um conceito ou uma crítica diante daquilo a que estão expostos.

Quanto mais informação temos sobre o mundo, através dos meios de comunicação, menos entendemos a realidade. Esse parece ser o cenário da vida hipermidiática.

A publicidade, algo tão entranhado no cotidiano das pessoas, não é focada pelos estudantes no ato de redigir um texto.

O ministro da Educação, Cid Gomes, disse que o tema de 2014 – publicidade infantil – tornou a prova difícil. Para Gomes, tema bom foi o de 2013 – Lei Seca.

A explicação do ministro foi pior que o desempenho dos concorrentes.

Quer dizer então que, para melhorar a nota na redação, tem de rebaixar o tema para algo mais fácil?!

Com um ministro desse, precisamos enumerar os outros culpados. Acima de tudo, está o descaso histórico com a Educação, refletido, na ponta, nos baixos salários dos professores, nas escolas improvisadas, sem material didático adequado e centenas de etc.

A carreira de professor, do ensino básico ao superior, é uma lástima. Não haverá futuro educacional no Brasil enquanto os docentes forem tratados com tanto desprezo.

Este não é um problema exclusivo do PT, é um conjunto de equívocos historicamente praticados em todos os governos. Do petismo, porém, esperava-se muito mais empenho na Educação.

Em 12 anos de PT no poder, a presidente Dilma Roussef resumiu-se ao Pronatec, palavra mágica da disputa eleitoral.

É óbvio que o Pronatec ajuda muita gente, mas, e o resto? Quando e como o Brasil sairá desse obscurantismo educacional?

Mais de meio milhão de zeros na redação do Enem é uma estatística preocupante.

O MEC precisa se debruçar sobre essas redações fora do tema.

Veja AQUI os erros mais comuns das provas anuladas no Enem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Veja o tema e pergunte aos seus amigos formados o que sabem a respeito. Lembre que 99% dos candidatos tem 17 anos. Você responderia bem aos 19 ?