Compartilhe

sexta-feira, 1 de julho de 2016

LIMINAR DO STF SUSPENDE AÇÕES DE JUÍZES E PROMOTORES CONTRA JORNALISTAS


Ações foram impetradas para intimidar jornalistas que publicaram reportagens no jornal Gazeta do Povo sobre a remuneração de magistrados e promotores do Paraná. 

Veja abaixo nota da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF)

Abraji celebra suspensão de processos contra Gazeta do Povo e seus profissionais

A Abraji celebra a decisão do Supremo Tribunal Federal que suspendeu, em caráter liminar (provisório), o andamento das ações de magistrados e promotores paranaenses contra o jornal Gazeta do Povo e os jornalistas Chico Marés, Euclides Lucas Garcia e Rogério Galindo, além do analista de sistemas Evandro Balmant e do infografista Guilherme Storck.

Na última quinta-feira (30.jun.2016), a ministra do STF Rosa Weber deferiu pedido da defesa da Gazeta do Povo e determinou que os 47 processos fiquem parados até o julgamento do mérito da questão. As ações de danos morais foram movidas em reação à publicação de reportagens sobre a remuneração de juízes e promotores do Paraná e exigiram, até agora, que os profissionais da Gazeta comparecessem a 25 audiências em todo o estado, prejudicando sua atuação no ofício.

A Abraji confia que o Supremo Tribunal Federal, ao julgar o mérito da questão, resguardará a liberdade de imprensa e o direito de acesso a informações públicas e determinará o fim do assédio judicial promovido pelos magistrados e promotores paranaenses. A decisão da ministra Rosa Weber é um alento para aqueles que enxergam o jornalismo como um dos pilares da democracia.

Diretoria da Abraji, 1º de julho de 2016

Nenhum comentário: