Compartilhe

quinta-feira, 14 de julho de 2016

SINDICATO DOS URBANITÁRIOS QUESTIONA CONTINGENTE POLICIAL NA GREVE DA CAEMA


Fonte: Sindicato dos Urbanitários do Maranhão

Diretores do Sindicato dos Urbanitários reúnem-se com Comandante da Policia Militar e Secretário de Segurança do Estado do Maranhão.

Wellington Diniz, Vâner Almeida, Rodolfo Cesar e Mariano, diretores do Sindicato dos Urbanitários do Maranhão reuniram-se na última segunda feira, 04 de julho de 2017, com o Coronel Pereira (PMMA) e Jeferson Portela (Secretário de Segurança). O objetivo foi tratar da ação policial nos dois dias de paralisação na CAEMA, ocorridas nos dias 20 e 21/06/2016.

No primeiro dia de paralisação, houve a presença ostensiva de duas viaturas da polícia e mais motociclistas na greve pacífica dos trabalhadores/as da CAEMA, tal fato se repetiu no segundo dia (21/06), só que desta feita, com cerca de 30 (trinta) homens do Batalhão de Choque da PM.

Os dirigentes sindicais ponderaram que o efetivo de policiais envolvidos no evento foi desproporcional ao evento pela sua natureza pacífica, e algo que não se via, desde 1999, época em que o Comandante da Polícia Militar era o Coronel Bastos, e a governadora era Roseana Sarney.

Os dirigentes sindicais esclareceram que os trabalhadores/as da CAEMA são devidamente esclarecidos, além do que são pessoas pacíficas e de bons antecedentes, sendo assim se fez desnecessário o uso da força policial com tão grande número.

O secretário de segurança, Jeferson Portela, ponderou que a polícia foi atender a solicitação da empresa, visto que o sindicato havia obstruído os portões com uso de correntes, segundo informações da diretoria da empresa.

Os diretores esclareceram que a obstrução se deu no início da paralisação, mas, que as entradas da empresa foram liberadas, tão logo houve a notificação da Justiça do Trabalho, das duas medidas judiciais ajuizadas pela Diretoria da CAEMA, no caso, um Interdito Proibitório e uma Ação de Dissídio de Greve. Reiteraram que a Diretoria da CAEMA tomou a opção de judicializar as relações de trabalho, a partir do momento que começou a descumprir o acordo coletivo de trabalho.

O STIUMA lamentou a convocação da polícia feita pela Diretoria da CAEMA, e também o fato de que aquelas mesmas pessoas que a Diretoria chamou a Polícia para coibir, foram aqueles que o Presidente Davi Telles estava sorridente no Arraial da CAEMA. Após o registro do protesto do STIUMA, a reunião se encerrou, mas ficou o lado positivo de que os fatos foram devidamente esclarecidos e a verdade foi informada. A a verdade é que os trabalhadores e trabalhadoras da CAEMA são cidadãos e cidadãs pacíficos/as, esclarecidos e providos de uma grande consciência política forjada na luta.

O STIUMA entende que em tempos de grande índice de violência que assola o Brasil, e o nosso estado, que segundo o Mapa da Violência do Brasil, figura entre um dos mais violentos do nosso país, vide http://oglobo.globo.com/brasil/mapa-da-violencia-2016-mostra-recorde-dehomicidios-no-brasil-18931627, a requisição de aparato policial para acompanhar uma greve pacífica e ordeira, demonstra que o Davi Telles não conhece as pessoas com quem trabalha, lamentável.

Acorda Governador Flávio Dino! #ForaDaviTelles

Nenhum comentário: