Compartilhe

segunda-feira, 25 de julho de 2016

SERVIDORES DA ÁREA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DEFLAGRAM GREVE NACIONAL

Erros do governo na proposta de reajuste e desprezo pelos trabalhadores de C&T motivam a greve

Reunidos em Assembleia Geral na manhã desta segunda-feira (25), em frente a Portaria principal do Inpe, os servidores do DCTA, Inpe e Cemaden deliberaram, por unanimidade, deflagrar greve por tempo indeterminado a partir da próxima quinta-feira (28/7) às 8h, como forma de pressionar o governo a editar uma Medida Provisória - MP, com o objetivo de corrigir erros detectados no texto do PLC-33/2016, que trata do reajuste salarial dos servidores das carreiras de C&T.

O referido projeto, que já tramitou pela Câmara, pelo Senado e agora aguarda sanção presidencial para entrar em vigor, contém graves erros de redação que, se não forem corrigidos, poderão impedir que uma parte dos servidores das carreiras de C&T receba a chamada Gratificação de Qualificação - GQ, o que pode representar um corte de até 40% no salário destes servidores.

O SindCT, em conjunto com o Fórum de C&T, colegiado que congrega representantes de sindicatos e associações dos servidores de C&T de todo o país, têm estado em contato permanente com o governo federal no sentido de consertar os erros do PLC-33, bem como evitar que tais erros comprometam o pagamento integral, com valores reajustados, de todos os servidores da carreira. 

Da forma como foi aprovado, o PLC-33 não condiz com o Termo de Acordo n° 12/2015, firmado entre os representantes dos servidores e o governo federal. Os servidores da C&T exigem que o governo edite uma Medida Provisória - MP, corrigindo todos os erros materiais identificados no referido PLC, ou que adote medidas para garantir o cumprimento integral do reajuste salarial firmado com o governo em 2015.

Apenas com a garantia formal por parte do governo de que os salários referentes ao mês de agosto serão pagos corrigidos na integralidade a todos os servidores das carreiras de C&T é que a categoria voltará a se reunir para avaliar o término da greve.

Observando o que determina a legislação em vigor, o SindCT já providenciou a notificação oficial dos diretores dos três órgãos da base do SindCT informando sobre o início da greve para o dia 28 de julho.

A próxima assembleia geral da categoria ficou convocada para a próxima quinta-feira, 28/7, às 8h30, em frente a Portaria principal do Inpe, quando o movimento irá avaliar a situação com base nos novos informes de Brasília. É fundamental a presença de todos os servidores!

Nenhum comentário: