Compartilhe

quarta-feira, 16 de abril de 2008

“Territórios da Cidadania” avança no Maranhão

A Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Maranhão começou a elaborar o plano de ações do programa “Territórios da Cidadania”, do governo federal, através das oficinas de qualificação de matriz.

A primeira oficina foi realizada no Baixo Parnaíba, envolvendo representantes do poder público e da sociedade civil.

“Cada entidade apresentou suas propostas nas áreas de organização sustentável da produção; ações fundiárias; educação e cultura; direitos e desenvolvimento social; saúde; saneamento e acesso à água; apoio à gestão territorial e infra-estrutura”, explica o delegado do MDA no Maranhão, Inácio Rodrigues, coordenador do programa.

Ações
Entre as ações deliberadas estão a criação da Farmácia Popular nas cidades de Tutóia e Brejo, criação do Centro de Especialização Odontológica em São Bernardo e construção de 41 casas populares em Santa Quitéria.

Oficinas
Nos dias 15 a 17 de abril a Oficina de Qualificação da Matriz será realizada, simultaneamente, no Território dos Cocais e do Vale do Itapecuru.

O Programa Territórios da Cidadania destinará em 2008 cerca de R$ 11,3 bilhões para 60 territórios do país com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e baixo dinamismo econômico.

Ao todo, são 135 ações de 19 ministérios para o desenvolvimento regional e garantia de direitos sociais, que beneficiará mais de dois milhões de famílias de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas, indígenas, de pescadores e de comunidades tradicionais.

No Maranhão, os investimentos do programa chegam a R$ 933 milhões, que serão destinados aos Territórios do Vale do Itapecuru, Baixo Parnaíba, Lençois/Munin e Cocais.

Os recursos serão destinados a ações de apoio a atividades produtivas, de cidadania e desenvolvimento social e à infra-estrutura.
(Com a Assessoria de Comunicação do MDA-MA)

Nenhum comentário: