Compartilhe

sábado, 9 de outubro de 2010

O JOGO DUPLO DE ROBERTO ROCHA

Grande parte dos jornalistas e políticos no Maranhão acertou em cheio sobre a postura de Roberto Rocha (PSDB) na eleição 2010: ele fez o jogo da oligarquia Sarney na disputa do Senado.

Os primeiros lances das peripécias de Rocha saíram no blogue de Roberto Kenard, dando conta de conversas subterrâneas entre o tucano e o empresário Fernando Sarney, manda-chuva do Sistema Mirante de Comunicação.

O senador José Sarney (PMDB) tinha um desejo visceral nesta eleição: deixar o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) sem mandato. Para isso, seria necessário dividir os votos da oposição no Senado.

Atento à estratégia de Sarney, José Reinaldo pregou a candidatura única das oposições ao Senado, considerando que uma vaga estava praticamente assegurada a Edison Lobão (PMDB), mas a segunda poderia ser tomada de João Alberto (PMDB).

Porém, os planos do ex-governador, outrora herói dos anti-sarneístas, foram transformados em pesadelo pela ação de Roberto Rocha.

Combinado o jogo com o amigo Fernando Sarney, Rocha entrou na disputa ao Senado e trouxe ainda o tucano recém-convertido Edison Vidigal. Assim, a oposição dividida entregou as duas vagas para Edison Lobão e João Alberto.

Fazia tempo que Roberto Rocha dava sinais de parceria com a oligarquia Sarney. Dono da rádio Capital AM, o tucano retirou da grade de programação da emissora o programa “Questão de Ordem”, apresentado pelo advogado Cesar Belo.

“Questão de Ordem” era uma versão radiofônica do Jornal Pequeno. Das 8h às 10h da noite, Cesar Belo atirava a torto e a direito na família Sarney. Foi advertido, censurado e tirado do ar.

Após o corte do programa, coincidentemente, Roberto Rocha passou a ser bem tratado ou pelo menos não hostilizado no Sistema Mirante do amigo Fernando.

Assim, o tucano pavimentava o caminho de volta ao seio da oligarquia, onde nasceu e foi criado, herdando a trajetória política do pai, o ex-governador Luiz Rocha, do PDS, posto no Palácio dos Leões sob a ordem de José Sarney.

Rocha-filho só fez oposição pra valer à oligarquia quando o PSDB mandava e desmandava no Brasil, durante os dois governos de Fernando Henrique Cardoso (FHC), de 1994 a 2002.

Sem a ancoragem do PSDB nacional, a oposição tucana à oligarquia no Maranhão murchou. No início da campanha de 2010, com as pesquisas apontando a vitória de Dilma Roussef (PT) no primeiro turno, Roberto Rocha foi para a sombra do sarneísmo.

O plano “A” de Rocha era derrotar José Reinaldo, prestando um favor a Sarney, ao facilitar a eleição de João Alberto e Lobão ao Senado. Fragilizando a candidatura de José Reinaldo, Rocha também diminuía as chances de Flávio Dino (PC do B) virar o jogo contra Roseana Sarney (PMDB).

Tudo isso foi pensado no contexto da anunciada vitória de Dilma no primeiro turno. Mas o cenário nacional mudou. Marina cresceu e empurrou José Serra (PSDB) ao segundo turno.

O cenário modificou, instaurando um clima de virada tucana contra Dilma. E o que fez Roberto Rocha? Convocou uma entrevista coletiva para anunciar seu plano “B”: ele é o estandarte do anti-Sarney no Maranhão, personificado na candidatura de José Serra.

Aproveitou também para atacar Flávio Dino (PC do B), revelando tudo, para o bom entendedor. Se Dilma ganhar no dia 31, Roberto Rocha volta ao abrigo de Sarney, integrando o esquema de reorganização ampla da direita no Maranhão.

Se Serra ganhar, ele volta à guerra contra Sarney.

11 comentários:

Francisco José Araujo disse...

Caro Ed, belo texto... Só esqueceu de citar o Cardoso..ele também fez colocações nesse sentido. Só uma coisa não consigo ver é ele anti-sarney. Isso é uma ato impossível. É igual a matar um morto. Ele faz o que o Filho Sarney faz: Não fez campanha para a Marina, mas agora vai lá dizer para a cúpula do PV o que negociar em troca de apoio.
O senhor Rocha jamais será um laranja, pois é um puro sangue sarneyZista. Está no DNA dele. Amém. Tomara mesmo que ela apareça por lá. É bom lembrar que o nome Lei do Cão surgiu no governo do Pai dele..que foi péssimo para os professores."Eles não vão passar fome, tem mangue para catar caranguejo".

ricarte disse...

ed,

maravilhoso texto. roberto rocha é isso mesmo tem o dna dos sarney.

acho que vc só não acertou na última frase.

essa reaproximação não é uma namoro passageiro. é o retorno do filho pródigo". numa remota vitória de serra, ele, ao contrário de "volta(r) à guerra contra sarney", pode ser uma das janelas por onde os camaleões se reaproximarão do poder central novamente.

aliás, éssa é uma das maiores características das oligarquis, se alimentam dos cargos e verbas do poder central. sem isso é mais um grupelho político medíocre e atrazado.

sobre roberto rocha, veja o texto que escreví no meu blog em 2008, por ocasião das eleições de prefeito: http://ricochoro.blogspot.com/search?q=roberto+rocha

abração

ricarte

Anônimo disse...

prezado ed wilson,
n é que vc pode ter razão?
desde o início zé reinaldo já captava lances do jogo muito à frente que qualquer um de seus aliados.

ele conhece a turma. na essência. deu vários toques. mas fora rechaçado. E, por vezes, de maneira veemente.

O certo é que há muita coisa para além dos subterrâneos da política aqui no maranhão.
serão um dia todos destrinchados.

http://domardenramalho.blogspot.com/

Abração

Rogério Tomaz Jr. disse...

Tucano é ave de rapina!

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Francisco,
Grato pela participação e esclarecimentos. Cardoso também abordou as ligações perigosas. E a lembrança da Lei do Cão é ótima. Foi de Luiz Rocha e Jackson reeditou.
Valeu,
Ed

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Ricarte,
Grato pela colaboração.
Vou colocar o link do seu texto no meu blogue para a apreciação dos leitores. Fui lá ver. Está muito bom.
Ed

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Marden,
Adicionei vc nos meus favoritos. Grato pela visita.
Ed

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Meu caro Rogério,
que rapinagem.
Ed

Anônimo disse...

Caro Ed, ótima análise, como sempre, porém vou me permitir discordar em dois pontos:
1. A candidatura de Edson Vidigal não veio junto com a candidatura de Roberto Rocha, mas sim já existia antes desta invenção recente insulflada pelo grupo Sarney. Tanto é assim, que Vidigal se surpreendeu e não concordou com a candidatura de Rocha; 2. Serra vencendo, Rocha se aproxima ainda mais de Sarney, uma vez que será uma das pontes a aproximar de novo o sarneísmo do tucanato (aliás, grupos que filosoficamante não têm razão para andarem distantes por muito tempo). Grande abraço, Davi Telles

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Davi,
Vc abriu uma nova luz. Tem tudo a ver uma reaproximação de Sarney com Serra, mediada por Roberto Rocha.
Serra, eleito presidente, não vai dispensar a bancada de deputados e senadores do Maranhão, controlada por Sarney.
Boa observação.
Ed Wilson

Samuel Souza disse...

Olá Ed, aqui Samuka de Imperatriz. Pois é rapaz, tbm publiquei um poste sobre o assunto no dia 2 de outubro, mas o então deputado não respondeu, apenas o irmão dele que garantiu que Roberto iria rebater. Nadinha! Pior que várias pessoas ligadas a ele aqui da cidade também não responderam nada. Veja aí: http://samukaitz.blogspot.com/2010/10/roberto-rocha-do-lado-de-roseana-e.html