Compartilhe

sábado, 2 de outubro de 2010

O RISCO DE VOTAR EM MARINA SILVA

Muita gente está magoada com Lula e Dilma, por causa das posturas do presidente e da presidenciável na eleição do Maranhão.

É intolerável vê-los na televisão pedindo votos para Roseana Sarney, João Alberto e Edison Lobão, os novos companheiros-amigos-fiéis-leais de Lula.

Diante do massacre televisivo Lula-Sarney no Maranhão, temos visto e ouvido muitas declarações de voto em Marina Silva (PV).

O voto verde seria uma espécie de vingança dos tradicionais eleitores de Lula e do PT à traição do presidente na eleição maranhense.

Esse abraço em Marina é justificado pelo perfil progressista da candidata. É como se Marina fosse o Lula de saia. Não esse Lula de agora, mas o de 2002, nem tão radical e nem tão entregue ao pragmatismo.

O perfil do eleitorado progressista não mudou. Ele busca votar em candidatos com histórias de superação da pobreza e alcance do sucesso.

Lula e Marina, esses dois brasileiros de sobrenome Silva, traduzem parte da vontade do brasileiro de ser representado.

Ocorre que o voto em Marina pode colocar tudo a perder. As pesquisas no geral indicam Dilma Roussef (PT) em primeiro lugar e José Serra (PSDB) em segundo.

Dificilmente Marina supera Serra. Quase impossível isso acontecer. Assim, votar em Marina é dar a chance do segundo turno a Serra.

Aí, tudo pode acontecer. Inclusive Dilma perder. E nem precisa explicar os resultados de uma vitória tucana.

Cabe ainda uma pequena reflexão. Marina, apesar da aparência angelical, não é candidata a santa. No partido dela – o PV – tem todo tipo de bicho político.

Gente como Sarney Filho, ex-ministro do Meio Ambiente, é companheiro forte no partido de Marina.

O que esperar de uma política de desenvolvimento sustentável do PV onde pontifica Sarney Filho no estrelato?

Nesse jogo, é melhor engolir as mágoas e amanhã cravar no 13. Dilma no primeiro turno. Vamos varrer logo amanhã esse entulho tucano daqui.

2 comentários:

Mari disse...

Meu grande amigo e pensador...estou com Vc. Voto em Dilma e peço voto pra ela pra que não tenhamos o desgaste de lutar contra Serra num segundo turno. Bj e boa eleição!

Anônimo disse...

está com medo cara pálida, votei na Marina e agora voto no Serra