Compartilhe

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

RÁDIOS COMUNITÁRIAS PARTICIPAM DO 4º CONGRESSO ESTADUAL

Com o tema “Construindo a democracia na Comunicação”, será realizado nos dias 27 e 28 de novembro (sábado e domingo), no auditório do Sindicato dos Bancários, o 4º Congresso Estadual das Rádios Comunitárias do Maranhão.

Comunicadores de várias regiões já confirmaram a participação de suas delegações no evento. A solenidade de abertura, sábado 27, às 19 horas, contará com a presença de representantes dos movimentos sociais, instituições da sociedade civil e entidades parceiras da comunicação comunitária e da democracia no campo midiático.

A programação de domingo será dedicada aos debates e plenárias para aprovar as diretrizes e o plano de trabalho das emissoras. Às 8 horas inicia o primeiro painel, sobre democratização da comunicação, tendo como palestrante o chefe do Departamento do Curso de Comunicação da UFMA, Francisco Gonçalves da Conceição.

Um dos objetivos do congresso é reorganizar a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no Maranhão (Abraço-MA), entidade fundada em 1998 e desativada em 2003.

Durante o congresso deste final de semana será eleita a nova diretoria da entidade estadual e também escolhidos os representantes do Maranhão ao congresso da Abraço Nacional, que será realizado em Brasília, no período de 16 a19 de dezembro.

No congresso do Maranhão estará presente o coordenador executivo da Abraço Nacional, José Sóter. Ele vai participar da primeira mesa de debates com o professor Francisco Gonçalves, domingo pela manhã, e acompanhar as outras deliberações do evento.

O reencontro de militantes do movimento de rádios comunitárias ocorreu a partir de novembro de 2009, quando estava em curso a organização das etapas municipais e estaduais que precederam a Conferência Nacional de Comunicação. A partir do resultado da conferência formou-se uma comissão executiva encarregada de reorganizar a Abraço no Maranhão.

Participam da comissão Adilson Viana, Antonio Luís, Ed Wilson Araújo, Luís Augusto Nascimento, Neuton Cesar, Raimundo Pereira de Souza e Vanusia Gonçalves, representando a região tocantina.

Para chegar ao congresso estadual, a comissão organizou quatro seminários regionais de mobilização e estudos sobre a realidade das rádios comunitárias. Os seminários foram realizados na grande São Luís, Lençóis-Munim, Cocais e Tocantina-Sul do Maranhão. Durante os seminários houve também a eleição dos delegados de cada emissora para o congresso estadual.

2 comentários:

Memórias de Mangabeiras disse...

Radio Rio Neves de Mangabeiras estará representada.

novo site de informaçoes: www.brazmidia.com.br

Rosana de Oliveira disse...

Divulgar a cultura local, ter liberdade de expressão, interagir com a comunidade é tudo de bom que as rádios comunitária fazem. SUCESSO NO CONGRESSO.