Novos ônibus para as crianças de São Luís. Foto: Mauricio Alexandre |
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), acompanhado do
secretário de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, entregou 44 veículos
destinados ao transporte escolar de alunos da rede municipal de ensino. Os ônibus foram entregues em solenidade realizada nesta quinta-feira (16), às 9h, na praça Maria Aragão.
Com a inclusão dos ônibus à frota da Secretaria Municipal de Educação (Semed), cerca de cinco mil alunos da rede municipal serão beneficiados ao longo do ano letivo de 2014. Todos os veículos também são climatizados e garantirão mais conforto aos alunos nos trajetos de casa até a escola e da unidade de ensino para a residência.
“Estamos muito felizes de realizar essa entrega porque isso demonstra nossa preocupação com as crianças da zona rural que transitam em localidades perigosas para chegarem à escola. É um grande avanço que será seguido por outras conquistas. Até o fim do ano, construiremos novas escolas de ensino fundamental e novas creches, uma ação ampla que demonstra o nosso compromisso com cada aluno de São Luís”, afirmou o prefeito.
Edivaldo anunciou ainda que além dos 44 veículos novos, outros 30 deverão ser entregues à população, com a mesma finalidade, até o fim deste ano, resultado de parceria com o governo federal.
Durante a solenidade foram apresentados os modelos que integram a nova frota, caracterizados pela modernidade e segurança. Todos os veículos também são climatizados e garantirão maior conforto aos alunos nos trajetos de casa até a escola e da unidade de ensino para a residência.
O secretário de Educação, Geraldo Castro, destacou a importância de que os alunos da zona rural tenham transporte escolar, garantindo que a frota será ampliada nos próximos semestres. “Muitas crianças precisavam andar até 8 km na zona rural para chegarem à escola. Agora, serão transportadas com cuidado e conforto para que não passem por nenhum transtorno. Isso reforça o compromisso da nossa gestão em respeitar as crianças e oferecer toda a qualidade de vida possível a elas”, enfatizou.
Para o diretor da Unidade de Ensino Básico Amaral Raposo, Jorge Paz, os novos ônibus irão auxiliar no processo de formação das crianças e garantirão que elas cheguem de forma segura à sala de aula. “Essa é a primeira vez em 20 anos que nossa escola terá transporte, então com certeza é um mecanismo de importância indiscutível para deixar a família dessas crianças mais seguras e tranqüilas. É uma ação que trará inúmeros benefícios a curto e longo prazo para todos esses alunos”, salientou.
A entrega dos ônibus foi recebida com alegria pelo pequeno Jederson Silva, de 12 anos, que estuda na UEB Amaral Raposo. Todos os dias, Jederson e alguns colegas de classe precisavam caminhar muitos quilômetros para chegar à escola. “Agora vai ser tudo diferente, a gente não vai mais chegar cansado e nem vai se preocupar. É uma coisa muito boa”, disse.
Os veículos entregues possuem assentos reservados e apropriados para pessoas com deficiência ou locomoção reduzida e cinto de segurança em todos os bancos. Além desses, todos os demais padrões especificados pelas legislações vigentes no país e no município para a prestação de serviço na área de transporte escolar estão contemplados na frota a ser entregue.
Ciente de que ter o transporte é tão importante quanto preservá-lo, a gestora Elineuza Rodrigues, que comemorou a entrega dos ônibus na manhã desta quarta-feira, adotou a prática corriqueira de conscientizar os alunos sobre a importância de cuidar do patrimônio público. “Gostamos de reforçar com os nossos alunos o cuidado que eles devem ter com o que é nosso. Sempre os lembramos de que no próximo ano quem vai usar os ônibus são os seus irmãos e primos”, disse a gestora.
No ano letivo de 2014, 52 rotas de transporte escolar foram elaboradas para atender aos cerca de cinco mil alunos que necessitam do serviço. Do total de rotas, 46 serão feitas pelos 44 veículos da TransPremium, empresa vencedora da licitação para prestação de serviço na área de transporte escolar, e as outras seis serão realizadas em ônibus da Prefeitura de São Luís.
Ascom (Prefeitura de São Luis)
Um comentário:
m primeiro lugar: o quem tem a dizer o deputado, na condição de consultor em saúde da Federação dos Municípios do Maranhão (FAMEM) sobre a plenitude na saúde dos municípios. Pois o que se vê é o explícito Simplício agredir diariamente o Princípio da Impessoalidade na Administração Pública, aparecendo em tudo que a prefeitura de São Luis realiza-, até mesmo na entrega de transporte escolar pela Secretaria de Educação. Claro que comprendo que faz de acordo!
Aí pergunto (?): como vamos banir “a velha prática” dessa forma ?
Sabemos que o bacabalense Simplício Araujo que tem suas bases políticas no Médio Mearim, tem também na margem esquerda muitas Pedreiras, como: DUTRA, ROSE SALES, RUBENS PEREIRA JÚNIOR (meu candidato), JÚLIO GUTERRES… pra uma, ou duas vagas na Câmara Fedral. Porém a prefeitura de São Luis não é só sua, deputado-, simplismente “É DE TODOS NÒS ” !!!
Marco Antonio Carvalho Diniz
Postar um comentário