Compartilhe

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

PREFEITURA PLANTA ÁRVORES EM SÃO LUIS

Foto: Mauricio Alexandre
A Prefeitura de São Luís concluiu o plantio de mudas de árvores na avenida Daniel De La Touche. O serviço foi iniciado no dia 13 deste mês pelas equipes do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur) e terminou sexta-feira (17). Ao todo, segundo a Prefeitura, foram plantadas 90 mudas compreendendo toda a extensão da via.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior solicitou à equipe técnica do Impur a elaboração do projeto de arborização de forma a contribuir com a melhoria da qualidade de vida na cidade. O projeto foi definido no ano passado com a realização de pequenos testes e a execução começou este mês devido às condições climáticas para fixação das mudas.

“Nossa meta é fazer o plantio de três mil mudas primeiro nas avenidas e depois nos bairros. Esse trabalho de arborização melhora visualmente a cidade e contribui para o bem estar da população com o aumento da área verde. São Luís tem um déficit grande de árvores e a cada ano a temperatura fica mais alta, a arborização também colabora para a melhoria da parte climática”, explica o presidente do Impur, Marconi Loiola.

As espécies utilizadas no plantio foram fornecidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), oriundas de medidas de compensação ambiental. Foram utilizadas duas espécies nativas do estado, a candeia (Gochnatia polymorpha) e a fava de bolota (Parkia platycephala). O presidente do Impur esclarece que a opção por espécies nativas reduz custos de manutenção e garante maior capacidade de fixação das mudas.

“Foi feito levantamento com agrônomos para definição do quantitativo e das espécies, que serão plantas nativas. As espécies de outras regiões podem ter uma série de problemas de adaptação enquanto as nativas já estão mais adaptadas ao nosso clima. A manutenção se torna mais barata do que com uma exótica”, observa Marconi Loiola.

A Prefeitura também está trabalhando no plantio de árvores frutíferas atendendo a uma antiga reivindicação popular. A fixação está obedecendo a estudos de impacto para que o desenvolvimento das mudas não ofereça riscos à população e seus bens, como carros ou imóveis. O plantio já foi realizado no Elevado do Trabalhador, no Calhau, e no Elevado do Café, no Outeiro da Cruz, e outras áreas estão sendo mapeadas.

O presidente do Impur ressalta a importância da comunidade colaborar com as ações da Prefeitura através da adoção das árvores localizadas em frente a estabelecimentos comerciais ou residências. Ele afirma que esse sentimento de proteção às mudas é fundamental para evitar a depredação e também para auxiliar o serviço do Instituto no cuidado com as mudas recém-plantadas.

Um comentário:

curtidas instagram disse...

Excelente atitude da prefeitura