Compartilhe

sábado, 31 de janeiro de 2015

REFINARIA DE BACABEIRA: ERA TUDO MENTIRA

Lula e a farsa da refinaria: projeto eleitoral para ajudar Roseana Sarney na eleição de 2010
O anúncio de que a Petrobras desistiu da refinaria Premium, em Bacabeira, foi mais um capítulo da desastrada aliança entre Lula e José Sarney.

A descontinuidade do projeto deixou claro a todos que a promessa da refinaria foi o maior estelionato eleitoral do Maranhão, avalizado pelo presidente Lula e pela então chefe da Casa Civil Dilma Roussef.

De todas as mentiras contadas no Maranhão, o empreendimento mobilizou o staf do governo federal apenas para servir de propaganda enganosa à então candidata Roseana Sarney, em 2010.

Bacabeira seria palco da maior refinaria do Brasil, com capacidade de produzir 600 mil barris/dia, gerando 25 mil empregos no auge das obras, com previsão de funcionamento em 2016.

Em resumo, tudo não passou de um grande circo eleitoral montado para impulsionar a candidatura da filha de José Sarney.

A refinaria prometida provocou especulação imobiliária e gerou esperança em milhares de pessoas, maranhenses e de outros estados, que sonharam com empregos, moradia, prosperidade e qualificação profissional.

Empresários que pretendiam investir em Bacabeira, nos ramos hoteleiro, de moradia e restaurantes, também tiveram seus negócios frustrados.

Da refinaria de mentira ficou apenas a foto de Lula, Dilma, Sarney, Lobão e uma tropa de bajuladores, triste recordação do desperdício de dinheiro público, corrupção e falta de respeito com a população.

Um comentário:

Alexandre Oliveira disse...

Ed Wilson, eu não chego a resumir o quadro como de mentira, mas devemos nos lembrar que a derrocada da obra começa com a negativa da PDVSA em aportar os recursos de sua contrapartida, conforme acertado entre Lula e Hugo Chávez. A refinaria Abreu e Lima foi tocada exclusivamente com recursos da Petrobrás, que teve sua reservas direcionadas para atender à exploração do pré-sal pelo sistema de parceria, com obrigações elevadas de desembolso, senão os gringos levariam tudo. Acredito que os planos foram adiados e a necessidade de aumentar o parque de refino brasileiro mudará essa adecisão recente.