Compartilhe

quarta-feira, 16 de março de 2016

BIRA DO PINDARÉ VOLTA PARA LEGISLATIVO APÓS TRANSFORMAR SECTI EM PASTA ESTRATÉGICA PARA O MARANHÃO

O deputado estadual, Bira do Pindaré (PSB), reassumiu na manhã desta terça-feira (15) o mandato para o qual foi reeleito nas últimas eleições. Em discurso positivo, o socialista prestou conta do trabalho desenvolvido por ele na Secretario de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), falou da volta para a casa legislativa, do respeito com seus eleitores e contou que foi convidado pela militância do PSB a ser candidato a prefeito de São Luís.

O governador Flávio Dino esclareceu, na tarde da última segunda-feira (14) quando Bira deixou o cargo, que o socialista sai por vontade e revelou que confiaria a ele qualquer pasta de seu governo. Para Dino, o deputado tem competência, responsabilidade e compromisso com o povo maranhense.

O reconhecimento do governador foi atribuído, segundo funcionários da Secti, a transformação da Secretaria em uma pasta estratégica para o desenvolvimento do Maranhão.  Em pouco mais de um ano, Bira do Pindaré mobilizou setores, fez parceiras e desenvolveu programas voltados para a popularização do conhecimento, da democratização ao ensino e do incentivo a pesquisa.

A implantação do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) é apenas uma das muitas ações e projetos que foram tocados por Bira que envolveu o poder público, instituições empresas parceiras, além da participação popular na formulação de programas e projetos.

O IEMA está divido em Unidades Plenas, unidades que integram todas as modalidades de educação profissional com ensino médio integrado ao técnico em tempo integral; e as Unidades Vocacionais, que terão cursos técnicos. As Unidades Vocacionais, segundo explicou Bira, estão focadas em determinados arranjos vocacionais, econômicos e culturais. “É o caso do Estaleiro Escola, que é voltada para a fabricação de embarcações. Do cinema, voltado para área audiovisual. E Praia Grande, voltado para Cultura e Turismo”, exemplificou.

Programas como o PreUNI, que com os Aulões do Enem beneficiou mais de 16 mil estudantes da capital e do interior do Estado; o Cidadão do Mundo, que vai levar 100 jovens estudantes ao exterior para fazer intercâmbio com todas as despesas pagas pelo governo, também criados na gestão do secretário; possibilitaram aos maranhenses novas oportunidades. Somam-se a esses, os pontos de WiFi Grátis, a Plataforma Negro Cosme, onde a população tem acesso a cursos online  gratuitos; Planetário que leva conhecimento sobre astronomia a estudantes do interior; o CredCiência que garantiu a professores crédito para compra de livros; cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) em várias áreas e o FIC- Cinema, todos iniciativas inéditas da secretaria.

“Os novos programas e projetos foram possíveis graças ao nosso empenho em buscar recursos junto ao governo federal e da iniciativa privada. Um exemplo disso é a parceria que firmamos com a empresa Telecomunicações Nordeste Ltda (TVN), que garante Wifi grátis, em locais públicos nos bairros da Cidade Operária e Anjo da Guarda, nesse primeiro momento, e que será levada para outros pontos da cidade”, destacou Bira.

Todos os projetos implementados pelo secretário e por sua equipe de trabalho estão alinhados as demais políticas do governo que têm como foco garantir, a todos os maranhenses, condições para se qualificar, além de desenvolver projetos importantes para seu crescimento profissional, que contribuam para a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano do Estado.

“Temos a alegria de deixar a secretaria na posição de fomentadora de ações e projetos que possam contribuir para o desenvolvimento do Estado. A Semana de Ciência e Tecnologia no Maranhão, de 2015, teve a participação de 65 mil pessoas, um record e uma demonstração que andamos no caminho certo, hoje temos mais pessoas interessadas em produzir ciência, tecnologia e inovação, isso graças aos investimentos e o incentivo que estamos dando a projetos nessa área”, finalizou Bira.

Eleições 2016

Entusiasmado, o deputado Bira destacou que volta para a Assembleia com extrema alegria porque honra ainda mais com cada um dos 38.829 votos, assumindo o cargo para o qual foi eleito. “Volto com extrema alegria, volto com todo entusiasmo para ajudar esta Casa continuar representando bem o povo do Maranhão, mas volto também na condição de pré-candidato a Prefeito de São Luís”, adiantou.

O socialista esclareceu que foi convidado pelo PSB a sair candidato a prefeito pelo partido. “Eu não pedi para ser candidato a Prefeito. Foi o partido que me procurou e me chamou para essa tarefa. Me coloquei ã disposição desde o ano passado. Eu, em hipótese alguma, posso recuar desse nosso pleito”, contou.

Para Bira, há nele uma grande gratidão capital maranhense por ter acolhido a ele, ainda com cinco anos de idade, e sua família quando chegou da cidade de Pindaré-Mirim – interior do estado.

“Conheço essa cidade como a palma da minha mão. Ninguém precisa me contar os problemas de São Luís, porque eu conheço porque vivi na pele. Sei o que é estudar numa escola pública, sei o que é frequentar um hospital público, sei o que é enfrentar um ônibus lotado meio dia para ir para a casa ou para ir para o trabalho, sei os problemas da segurança pública. Tudo isso nós conhecemos, não porque alguém contou, mas porque eu vivi com toda intensidade e me orgulho muito”, afirmou.

Sobre a movimentação da deputada Eliziana Gama para entrar no PSB, o parlamentar questionou o que está por trás da intenção. Bira revelou que Gama sequer dialogou com ele ou qualquer liderança estadual do partido.

“Até agora não se deu ao trabalho sequer de me dar um telefonema quando ela foi candidata à prefeita de São Luís e não tinha ninguém para apoiá-la, ninguém. Ela não conseguia ninguém para apoiar. O único, a única liderança política que se colocou ao lado dela fui eu. E fui ajudá-la como, aliás, eu nunca ajudei ninguém politicamente na minha vida”, revelou ao se referir as últimas eleições para prefeito da capital, quando coordenou sozinho a campanha de Eliziane. Elaborou textos, escreveu roteiros, editou os vídeos e ajudou inclusive no plano de governo.

“Portanto, eu não posso crer de maneira alguma que a Deputada Eliziane Gama aceite uma situação como essa. Porque é de um desrespeito tão grande que eu não consigo imaginar que uma pessoa seja capaz de fazer isso. Estou deixando claro que não acredito que ela vá aceitar essa orquestração e eu diria até esta conspiração contra a minha candidatura em São Luís do Maranhão”, concluiu o socialista, frisando que a deputado federal tem o direito de ser candidata a prefeita e que ele respeita, mas recomendou que ela viabilize a candidatura pelo próprio partido – até mesmo em respeito a quem a acolheu, ou que busque um partido onde é desejada.

O deputado Othelino Neto (PCdoB), em aparte, se posicionou favorável ao posicionamento de Bira e também recomendou que Eliziane Gama busque um partido que a deseja e tenha respeito pelos antigos aliados.

“Ela de fato tem legitimidade para pleitear a Prefeitura de São Luís. Ela está filiada ao REDE e tem alternativas. Certamente seria um gesto muito negativo se a Deputada Eliziane confirmasse ou aceitasse o suposto convite que dizem ter sido feito pelo Senador Roberto Rocha – que espero que não tenha feito. Espero que o Senador respeite as instâncias partidárias e espero que a Deputada Eliziane dispute por onde está ou por algum outro partido, respeitando o projeto do PSB, que eu vi pela imprensa a sua pré-candidatura reafirmada pelo diretório estadual na presença dos dirigentes, do presidente estadual, do prefeito Luciano Leitoa”, concluiu o comunista.

Nenhum comentário: