Compartilhe

quinta-feira, 24 de março de 2016

DEPUTADO BIRA SOLICITA AUDIÊNCIA SOBRE LIMITES TERRITORIAIS DOS MUNICÍPIOS DA ILHA

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) propôs uma audiência pública para tratar dos limites territoriais dos quatro municípios da grande Ilha - São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Para ele, a discussão é necessária, sobretudo, porque bairros como o Parque Vitória, por exemplo, sofrem com a situação de ocasionada pela precariedade do limite territorial

“Não tem nenhum critério o Parque Vitória ficar anexado a São José de Ribamar. A população não reconhece São José de Ribamar e a própria prefeitura não tem capacidade plena de atender todas as reivindicações que são coladas pelos moradores daquela região. Estamos tratando de uma reivindicação antiga. Mas não quero precipitar as coisas. Entendo que é preciso um estudo aprofundado e, por esta razão, proponho uma audiência pública”, esclareceu.

Segundo Bira, somente a partir de um estudo técnico com muita cautela e transparência será possível definir com clareza qual é o desenho adequado para a distribuição dos municípios da Ilha de São Luís. Ele ainda destacou que o debate deve envolver Estado, IBGE, os prefeitos dos quatro municípios e que a Casa Legislativa tem total autoridade para coordenar a discussão.

“Nós não podemos aceitar que os limites dos municípios sejam uma linha reta sem critério, sem um acidente geográfico, sem divisão de uma estrada ou uma rodovia importante. E nós temos que ver como que a população se organiza para, a partir daí, definir claramente os limites desses municípios”, concluiu o socialista ao lembrar que o momento para o debate é oportuno tendo em vista as eleições que se avizinham.

Melhorias para o Parque Vitória e região

Em tempo, o deputado Bira do Pindaré, aproveitando o espaço na tribuna, registrou ainda as reivindicações da população do Parque Vitória, Jardim Turu, Alto do Turu e bairros adjacentes, registradas durante outra audiência pública, realizada na última quarta-feira (16), na Praça da Juventude, para tratar de infraestrutura, educação e segurança pública na região. Problemas, segundo ele, que seriam resolvidos com mais agilidade se houvesse a redefinição dos limites territoriais.

Em visita a região, o socialista constatou a situação que os moradores enfrentam diariamente. De acordo com ele, as estradas estão em péssimas condições. “É uma região com 80 mil habitantes, que vive quase isolada por enfrentar dificuldades de acesso por todas as vias. Outro item reivindicado é a segurança que acaba associado a infraestrutura. E um ponto que é relevante, chamou atenção muito pela manifestação das pessoas presentes, é a questão dos limites territoriais dos municípios da Ilha”, pontuou Bira ao informar que reuniu com a secretária de Estado das Cidades, Flávia Moreira, e que soluções já estão sendo encaminhadas.

A Secretaria de Estado da Infraestrutura cuidará das ações emergenciais. A inclusão da área no programa “Mais Asfalto” foi prontamente determinado pelo governador Fávio Dino, que designou o secretário Clayton Noleto para tratar do assunto. “A pavimentação asfáltica será feito um levantamento do alcance que o Estado pode dar para atender as diversas comunidades, já que quase nenhuma delas tem pavimentação asfáltica adequada”, esclareceu.

Já soluções de médio e longo prazo serão tratadas com a pasta de Cidades. É o caso da estrada da Vitória, que liga a Avenida Rei de França até a estrada da Maioba – eixo considerado estratégico porque atende tanto São Luís quanto São José de Ribamar.

Em segundo lugar na escala de prioridades, conforme citou Bira, estão o corredor do transporte coletivo; e, em terceiro, a estrada Nossa Senhora da Vitória - paralela a estrada de Miritiua – ela ajuda na interligação da região com a estrada da Maioba e também com a estrada do Araçagi, a Avenida dos Holandeses.

“São ações estruturantes que vão acontecer naquela região e que, desde já, eu dou a segurança de que isso vai ser efetivado”, concluiu.

Nenhum comentário: