Compartilhe

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O PLANO 'B' DE FLÁVIO DINO

Os números da pesquisa do Ipope, do Piauí, revelam as seguintes intenções de voto no Maranhão:

GOVERNADOR
Roseana (PMDB) − 43%
Jackson (PDT) − 25%
Flávio Dino (PC do B) − 15%

SENADOR
Lobão (PMDB) − 41%;
Flávio (PC do B) − 31%
Zé Reinaldo (PSB) − 26%
Bira (PT) − 13%
Edson Vidigal − 11%.

Esta pesquisa divulgada em primeira mão no blogue do jornalista Walter Rodrigues, se verdadeira, aponta um fato novo capaz de mexer no tabuleiro eleitoral de 2010.

O deputado federal Flavio Dino (PC do B) é apontado como forte concorrente ao Senado (31%), superando o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB), com 26%.

A pesquisa foi contratada pelo prefeito de Caxias, Humberto Coutinho (PDT), o costurador-geral da chapa Dino governador – Tavares senador.

Os números podem animar Flavio a mudar o seu plano de vôo. Em vez do Palácio dos Leões, pode aterissar em Brasília novamente.

Uma eventual decisão do deputado nessa nova direção pode ser motivada também pelo cenário nacional.

Para Flavio consolidar e liderar uma chapa forte ao governo, é fundamental o bom desempenho da presidenciável Dilma Roussef (PT).

O palanque nacional motiva e impulsiona o estadual, de preferência se este for composto com o PT.

Primeiro pela correspondência mais forte com o grande cabo eleitoral Lula; segundo, pelo tempo adicional na propaganda eleitoral e militância entusiasmada.

Flavio sabe do efeito Lula na sua campanha recente de prefeito na capital. Em 2010, o presidente ainda será um grande puxador de votos.

Mas, se Dilma não decolar, Dino pode trocar uma arriscada disputa ao governo por uma mais provável eleição para o Senado.

Caso opte por este caminho, Flavio terá de dialogar com o PSB (José Reinaldo) e o PT (Bira do Pindaré) para reacomodar os interesses e as candidaturas, pois ambos também querem o Senado.

Nessa nova engenharia política, Bira poderia ser candidato a governador. Caso não vença, é o primeiro da fila para disputar a Prefeitura de São Luís em 2012.

Uma coisa é certa. Pelo capital político acumulado no Congresso Nacional, com grande visibilidade pública, Flavio Dino não ficará sem mandato a partir de 2011.

Se uma nova pesquisa pontuá-lo ainda mais forte na disputa senatorial, ele pode mudar o curso do vôo.

Pesquisa é momento. Ainda falta pouco mais de um ano para a eleição. Mas agora o plano B – Senado – é o que mais anima os comunistas.

11 comentários:

Comunista do Sarney disse...

FOLHA DE SÃO PAULO DIZ QUE FLÁVIO DINO É ALIADO DE SARNEY

O jornal Folha de São Paulo na sua edição de hoje, sexta-feira (18), publicou duas notas em que informa uma possível aliança do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) com o deputado federal Flávio Dino (PCdoB). Segundo a coluna Painel, José Sarney teria mudado de idéia ao incluir no texto que trata da reforma eleitoral “emenda prevendo eleições diretas em caso de cassação de mandato”.

De acordo com a Folha, a alteração foi feita em virtude do relator do projeto na Câmara, deputado Flávio Dino, ser aliado de Sarney, uma vez que Dino é parte interessada no assunto por conta de ser “autor do pedido de cassação do mandato do prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), que o derrotou na eleição do ano passado”. Confira abaixo a íntegra da nota:
Coluna Painel da Folha de São Paulo – edição de hoje, sexta-feira (18)

Jogo combinado. Só depois de ver a reforma eleitoral completamente modificada pela Câmara os senadores da oposição entenderam por que José Sarney (PMDB-AP) topou, num gesto de aparente flexibilidade, incluir no texto aprovado pelo Senado emenda prevendo eleições diretas em caso de cassação de mandato. Aliado de Sarney, o relator Flávio Dino (PC do B-MA) estava a postos para matar a novidade na Casa ao lado.

Parte interessada. Dino é autor do pedido de cassação do mandato do prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), que o derrotou na eleição do ano passado. Ele acusa o tucano de abuso de poder econômico. A ação corre no TRE do Maranhão.

Blog Acorda Alice http://marcioacordaalice.blogspot.com/2009/09/folha-de-sao-paulo-diz-que-flavio-dino.html

Francisco José Araujo disse...

CARO ED,
IPOPE? NÃO É POUPE-ME?
O MAIS INCRÍVEL DISSO É AUSÊNCIA DE DADOS SOBRE A PRÓPRIA "PESQUISA". CADÊ O NÚMERO REFERENTE À AMOSTRA? METODOLOGIA?
ESSES NOMES É FRUTO DE UMA ESPONTÂNEA OU ESTIMULADA?
CADÊ A REJEIÇÃO?
DUVIDO E APOSTO... USANDO-SE A ESPONTÂNEA QUE SÓ APAREÇAM 03 NOMES. SE FOI ESTIMULADA EHHHHHHH... SEM COMENTÁRIOS.
E PARA FINALIZAR... A VITÓRIA DA GOVERNADORA EM PRIMEIRO TURNO, POIS SOMANDO O SEGUNDO E TERCEIRO
SÓ TEMOS 40%.
MAIS UMA COISA BÁSICA: CADÊ O FAMOSO "NÃO SABE"?, VOTO NULO/BRANCO?
POIS É... TEMOS SÓ 17% PARA DIVIDIR POR ESSES ITENS OMITIDOS.
CUIDADO PETISTAS... VOCÊS PODEM ASSINAR UM ATESTADO DE IGNORÂNCIA E FAZER DO PT LOCAL A CARA DO PMDB NACIONAL.

juventude autonoma disse...

"Eu acredito em Flávio Dino governador"

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Eu também acredito, assim como acredito que a política muda muito.
Ed

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Eu também acredito, assim como acredito que a política muda muito.
Ed

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

1 - SE FLAVIO DINO DERRUBAR JOAO CASTELO DA PREFEITURA, É UM CANDIDATO A MENOS CONTRA ROSEANA NA ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR.
ED WILSON

2 - FRANCISCO, NÃO TIVE ACESSO À PESQUISA TODA. APENAS REPERCUTI A NOTÍCIA PUBLICADA NO BLOGUE DO WR.
NAO CREIO QUE ROSEANA GANHE NO PRIMEIRO TURNO. DIFICÍLIMO. POR OUTRO LADO, HUMBERTO COUTINHO, O CONTRATADOR DA PESQUISA, NÃO DÁ MURRO EM PONTA DE FACA.
ED WILSON

Francisco José Araujo disse...

ED,
o objetivo é uma vitória por WO... Lembra quando um dos times de futebol não comparecia no jogo...e o outro ganhava os pontos sem disputar nada...
O problema maior para os companheiros é o que vai ser do PT que localmente... parece não ter nenhuma estratégia montada....em face aos rumos já bem claro dos palanques em 2010. O PSDb sabe o que vai fazer... o PC do B tem um projeto macro bem definido... e o futuro é concorrer à Presidência.. E esse nosso PT local....vai ser o quê? Vamos subir em que palanque? Ou para quem vai servir esse "nosso" palanque? Tem mais uma carga a ser levantada... a direção estadual... só depois do PED..algumas coisas vão ser ajustadas... O que seria melhor para o palanque da Dilma? Em que condições Lula poderá aparecer por aqui em campanha?
Isso aí não é bem que se chama de pesquisa... enquente simples..para ser legal...Cadê a margem de erro...? Tem um monte coisas nessas mal traçadas linhas..

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Francisco,
Pesquisas são confiáveis no Maranhão?
Lembro que em 2006 o Ibope dava quase 80% para Roseana, com vitória no primeiro turno.
Ela perdeu.
Agora vem o Ipop. Não sei se é verdadeira.
Sobre o PT, vamos ter que escolher entre dois caminhos: 1) aliança com o PC do B e o PSB; 2) candidatura própria.
No cenário 1, se Flavio Dino for para o Senado, Bira pode ser o candidato a governador. Ou até mesmo Zé Reinaldo.
Mas tudo vai depender do resultado do PED.
Tem setores no PT que defendem outra composição, com o PDT, tendo na cabeça Jackson.
Como eu disse, tudo vai depender de quem ganhar o PED em novembro.
Ed

Cristiano Capovilla disse...

Caro Ed.

Se e somente se levarmos em conta a 'fotografia' da pesquisa, então o que mais anima os comunistas são os 15% de Flávio Dino para o governo e não, como vc ressaltou, os 31% para senador.

Esses 15% a essa altura do campeonato é uma injeção de ânimo no projeto Flávio Dino governador 2010. Esse é o patamar de partida e não o da chegada.

Saudações.

Anônimo disse...

E o acordo de Dino, diante de 15 candidatos a vereador ligados a Bira e ao próprio Bira, onde disse: "claro que tu és meu candidato a senador Bira! Tu tens dúvida disso"?? Só depois dessa reunião que Bira entrou de cabeça na eleição de são luuís. E ai, Flavio DIno não tem palavra????

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Acredito que Flavio tem palavra.
Ed