Compartilhe

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

GUITARRISTA RONALDO RODRIGUES FAZ SHOW EM SÃO LUÍS

Uma noite de jazz, choro, blues e rock 'n’ roll

Radicado no Rio de Janeiro, guitarrista e bandolinista Ronaldo Rodrigues percorre vários gêneros musicais em molde instrumental

O guitarrista e bandolinista Ronaldo Rodrigues, 34, apresenta o show “Black & Tal” nesta quarta-feira, 29, às 21h, no Bar Odeon Sabor e Arte (Rua da Palma - Praia Grande). Acompanhado dos músicos Fernando Japona (baixo), João Neto (flauta), Beto Pio (sax) e Israel (bateria), o instrumentista apresentará temas de jazz, blues, choro e rock 'n’ roll.

Este show será um reencontro com os músicos de São Luís e também uma oportunidade de mostrar ao público local um pouco do trabalho instrumental que venho desenvolvendo fora do estado”, revela o músico.

Influenciado por guitarristas como Eric Clapton, West Montgomery, Django Reinhardt, entre outros, Ronaldo Rodrigues é um artista maranhense cuja versatilidade vem conquistando espaço na cena musical do Rio de Janeiro, onde reside há quase cinco anos. Por lá, ele desenvolve dois trabalhos distintos. Um dedicado ao chorinho, com o grupo Novos Chorões, e outro de jazz brasileiro, com a banda Tribo, criada pelo baterista Jorge Amorim.

Ronaldo também morou por cinco anos em Londres, onde adquiriu experiência tocando em pubs de blues, jazz e rock. Outro ponto alto da passagem pela Inglaterra foi a apresentação no aclamado festival de Glastonbury, edição de 1999, quando acompanhou a banda de hard rock Plastic Grapes. Em São Luís, fez parte, na década de 90, das bandas de rock Palavra de Ordem e da lendária Bota o Teu Blues Band. Nos anos 2000, integrou a Tiquira Blues.

O SHOW

Dividido em três partes, “Black & Tal” será iniciado com improvisos de jazz temperados com soul e funk. Em seguida, Ronaldo trocará a guitarra pelo bandolim para uma performance solo, na qual interpretará temas de choro, a exemplo de “Santa Morena”, clássico de Jacob do Bandolim, e “Tico-Tico no Fubá”, de Zequinha de Abreu.

Na lista do músico, também cabem peças de choro contemporâneo, como “Chorinho Cochabamba” do compositor Eduardo Neves, destaque na cena carioca e nacional. O gosto pelo choro nasceu por influência da família, pois Ronaldo é sobrinho de Solano Sete Cordas, notório e experiente músico de São Luís.

Para fechar o show, o músico promoverá uma jam session (temas musicais de improviso executados de forma coletiva) de blues e rock 'n’ roll para lembrar de um projeto criado por ele, que agitou o Bar do Porto, no ano de 2006, quando reunia todas as segundas-feiras músicos de blues e rock de São Luís.

O projeto chegou a receber a banda do músico paulista Arismar do Espírito Santo, que acompanhou Hermeto Pascoal, Toninho Horta, César Camargo Mariano, Sebastião Tapajós, Jane Duboc e uma infinidade de artistas.

Promovi este projeto baseado no formato dos encontros que participei nos pubs de Londres e que trouxe, posteriormente, para São Luís. Daí, vamos recordar aquele momento”, conclui.

SERVIÇO

Show Black & Tal, com Ronaldo Rodrigues e banda

Quando: Quarta-feira, 29, às 21h

Local: Odeon Sabor e Arte (Praia Grande)

Ingressos: R$ 10 (estudantes e idosos pagam meia)

Nenhum comentário: