Compartilhe

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

NO MARANHÃO É PRECISO INVESTIGAR TAMBÉM AS DENÚNCIAS DE FRAUDE ELEITORAL

As denúncias sobre fraude em notas de estudantes do Uniceuma, UFMA e UEMA colocam novamente o Maranhão em uma exposição negativa. Isso não é novidade.

Basta lembrar as frases famosas atribuídas ao hoje senador João Alberto (PMDB), que teria declarado não ser 100% honesto e que a corrupção estava instalada nos três poderes no Maranhão.

Cabe rememorar também a fábula derivada de um dos sermões do padre Antônio Vieira, segundo a qual a língua do diabo desabou em Portugal e as letras do alfabeto espalharam-se pelas colônias ultramarinas.

Qual letra coube ao Maranhão?

A letra M de mexericar, maldizer, malsinar e, sobretudo, M de mentir. Essa cultura política foi plantada, adubada e regada bem antes de Vitorino Freire, mas a árvore ganhou viço de 1960 em diante.

Instalou-se aqui a cultura do malfeito e do maldito. É o Maranhão amaldiçoado pela política tosca do atraso das capitanias hereditárias e do coronelismo da oligarquia.

O historiador Wagner Cabral já discorreu sobre a Universidade da Fraude no Maranhão. É preciso investigar a fundo se há corrupção nas notas de estudantes universitários.

Mais que isso. É preciso investigar também as eleições no Maranhão. Em 1994 Epitácio Cafeteira perdeu a eleição para o governo em uma surpreendente virada de Roseana Sarney nos instantes finais da apuração.

Em 2010 novamente Roseana Sarney (PMDB) ganhou a eleição, levantando suspeitas sobre as derradeiras urnas que levariam a disputa ao segundo turno, onde haveria uma forte tendência de virada da oposição.

As denúncias sobre fraudes em notas nas três maiores universidades do Maranhão podem ser a ponta do iceberg para investigações maiores.

As fraudes nas universidades podem revelar ou não se o Maranhão é a universidade da fraude.

3 comentários:

FRANCISCO ARAUJO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
FRANCISCO ARAUJO disse...

Caro Ed,
belíssimo texto e maravilhosas referências. Mandioca também é escrita com M... Mala idem. Coisas historicamente coincidentes. Digo mais. Observando-se os currículos de alguns parlamentares, entre eles os que são sucessivamente eleitos, nota-se formação superior, bacharelado etc... Não seria também cabível ver quais foram as turmas desses cidadãos e abrir um concurso público para achar os colegas de turma deles. Se em máquina de combustível tem um controle para registrar X mas só sair -X... imagina o resto. Onde tem mão de gente... Para finalizar.. com M também se escreve Merda, mas como diz o ditado catalão: "flores também nascem da merda!"

2010 disse...

Olá, parabéns por esta ótima publicação, estou aproveitando a oportunidade de comentar aqui para apresentar e deixar em aberto um convite para pessoas criativas e com vontade de ganhar dinheiro trabalhando com ética em parceria com a revista do Maranhão compartilhe esta idéia e indique a pessoas das suas relações ou a políticos, empresas ou qualquer outro tipo de pessoa que julgue que a revista poderia interessar, atuamos sob uma ótica alternativa, interativa e vibrante, através de nossos autores reproduzimos conteúdo informativo para divulgar nossos parceiros, com artigos, comentários considerados relevantes sobre assuntos que tem alguma vinculação com a região, sobre a vida em sociedade. Qualquer dúvida aqui vai o link: www.maranhencidades.com.br