Compartilhe

domingo, 20 de janeiro de 2013

UFMA IMPERATRIZ: MARCOS FÁBIO PARA DIRETOR DE CENTRO

Está aberto o processo de consulta prévia para diretor do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia da UFMA (campus de Imperatriz). Entre os candidatos, um nome se destaca: o professor doutor Marcos Fabio Belo Matos.

A consulta prévia é um momento importante para conhecer e avaliar as candidaturas. Sem demérito dos outros nomes apresentados, Marcos Fabio representa com qualidade a trajetória docente.

Como professor do curso de Comunicação Social/Jornalismo, batalhou desde a implantação do curso para que os estudantes, professores e técnicos tivessem asseguradas as condições para viabilizar o projeto.

Mas o empenho de Marcos Fabio vai muito além do curso de Comunicação Social/Jornalismo. Ele esteve presente em todos os movimentos reivindicatórios da comunidade acadêmica da UFMA de Imperatriz, nas lutas por recursos para a educação, concurso público, infra-estrutura do campus II e pelos direitos dos estudantes, professores e técnicos; enfim, encampou plenamente as bandeiras da Universidade pública de qualidade.

No programa de trabalho apresentado á comunidade, quatro pontos merecem atenção:

1)      Gestão democrática na área administrativa;

2)      Melhoria constante dos cursos de graduação;

3)      Pesquisa e pós-graduação antenadas com as agências de fomento, a fim de que os estudantes e professores possam acessar recursos para a pesquisa e publicar os resultados através de uma política editorial ampla;

4)      Extensão e Assistência Estudantil focados no suporte aos estudantes, viabilizando bolsas de trabalho e/ou estágio, alimentação, alojamento, atividades culturais etc.

Marcos Fábio está atento ao desenvolvimento do sul do Maranhão e vê na UFMA, através do ensino, da pesquisa e da extensão, uma porta aberta para dialogar com as outras instituições que formam o pólo universitário de Imperatriz e região.

Nesse sentido, é fundamental que o diretor do CCSST seja uma pessoa bem relacionada dentro e fora da UFMA, que dialogue com a cidade, que participe da vida acadêmica e tenha a perspicácia de buscar as parcerias entre a Universidade e as demais instituições.

Tive a oportunidade de trabalhar com Marcos Fábio no curso de Jornalismo em Imperatriz. Como professor, pesquisador e companheiro de trabalho, sei do compromisso e da capacidade administrativa dele em defesa da Universidade.

Por isso peço seu voto em Marcos Fabio para diretor do CCSST.

Prof. Ed Wilson Araújo, jornalista e blogueiro

Nenhum comentário: