Compartilhe

segunda-feira, 17 de março de 2014

BALAIO, LÉO COSTA DECLARA VOTO NO BARRICA GASTÃO VIEIRA

Léo Costa vai a palácio visitar Roseana: parceria institucional com Barreirinhas
Nada como um fato e uma foto após outras peripécias. Outro dia, escrevi AQUI neste blogue que os balaios e os barricas juntam-se ou separam de acordo com as conveniências financeiras e eleitorais, quase nunca coincidentes com o interesse público.
No texto, citava como exemplo o prefeito de Barreirinhas, Léo Costa (PDT), como balaio correligionário da governadora Roseana Sarney (PMDB), que humilhou e cassou o ex-governador pedetista Jackson Lago, líder da Balaiada pós-moderna.
Rapidamente vieram me corrigir, dizendo que eu estava “profundamente equivocado” sobre Costa, considerado homem de esquerda que estaria fazendo uma administração revolucionária em Barreirinhas.
Léo Costa declara voto em Gastão Vieira, independente da filiação partidária
A crítica balaia contra a minha interpretação dizia ainda que as fotos de Léo Costa com Roseana Sarney não significavam adesão ao projeto político da oligarquia, apenas a celebração de parcerias institucionais entre o governo estadual e a prefeitura de Barreirinhas.
Pois eis que Léo Costa aparece novamente em fotografia com ícones da oligarquia. Desta feita o prefeito não só está na foto como declarou voto no ministro do Turismo, Gastão Vieira (PMDB), para deputado federal ou senador.
Se a foto com Roseana era parceria institucional, o que dizer das palavras de Costa sobre um dos mais representativos nomes da oligarquia: “Se Barreirinhas pensar, se Barreirinhas tiver juízo, já tem o seu deputado federal: Gastão Vieira. Não importa a filiação partidária...”
A declaração do prefeito feriu até seus aliados e defensores empedernidos, que pretendiam ter o apoio da Prefeitura de Barreirinhas para candidatura de deputado federal. 
Léo Costa simplesmente humilhou os aliados ao declarar voto em Gastão Vieira, em um evento público que reuniu vários prefeitos do Maranhão.

O blogue não vê exagero nem absurdos nesses fatos. Não há maniqueísmo nem fidelidade dos prefeitos a uma causa ou projeto político. Eles oscilam de acordo com os humores e rumores do Palácio dos Leões.
Os roseanistas de hoje serão flavistas amanhã, caso Dino seja o governador. Antes da eleição, a depender dos agrados, balaios viram barricas e vice-versa.
Analisar a conjuntura com olhar crítico às vezes magoa os partidários mais apaixonados ou interessados em arranjos eleitorais, que logo atacam o blogue para contrapor seus argumentos.
Isso só ajuda o debate, dentro do jogo democrático e civilizado da disputa de opiniões. É o que interessa para o(a) leitor(a).
No caso de Léo Costa, afinal, ele está a serviço de quem?

Nenhum comentário: