Compartilhe

sexta-feira, 21 de março de 2014

CONSULTOR INTERNACIONAL DE MÍDIA REALIZA PALESTRA NA UFMA

Carlos Soria, chairman da europeia Innovation Media Consulting vem a São Luís durante ciclo de palestras pelo Brasil

Quais os grandes desafios dos veículos de comunicação na era digital? Afinal, os jornais impressos  irão mesmo fechar as portas? Estes são dilemas vividos por profissionais da área desde que os computadores e as novas mídias invadiram as redações. O consultor e pesquisador espanhol Carlos Soria irá tratar destes e outros assuntos no Seminário “Tendências na Integração Multimídia”, promovido pelo Laboratório de Convergência de Mídias (LABCOM) no próximo dia 24 (segunda-feira), às 16h no Auditório do Centro de Ciências Sociais da UFMA.


Com 13 livros publicados e um currículo vasto de experiências em grandes empresas jornalísticas, Soria foi diretor geral da Agência Internacional de Notícia Europa Press e da editora de jornais espanhola Prensa y Ediciones. Hoje é o presidente de uma das empresas europeias pioneiras no processo de transição dos veículos de imprensa para as novas tecnologias, e já prestou consultoria a mais de 100 empresas midiáticas da Europa e América Latina. A Innovation Media Consulting, fundada pelo próprio Soria, juntamente com um grupo da Universidade de Navarra (Espanha), oferece consultoria para empresas jornalísticas tais como oPrimera Hora e o USA Today.


Além de consultor, o espanhol é também um dos pesquisadores de maior destaque quando o assunto é integração de mídias. Em seus estudos propõe questões como “A quem pertence a informação?” e “O que fez a informação evoluir historicamente: foram as ideias e as mudanças na organização política e social, o desenvolvimento da vida econômica, o progresso tecnológico?”.

Durante a passagem pelo Brasil, Carlos Soria fará palestras em outras universidades pelo país. Esta é uma oportunidade para profissionais e estudantes da área se atualizarem sobre quais as mais recentes discussões na área de comunicação, bem como ficarem por dentro das soluções e rumos da convergência digital no meio jornalístico. Além da  palestra, os inscritos no Seminário “Tendências na Integração Multimídia” poderão participar da oficina “Análise de Conteúdo Digital”, que será ministrada por Thaís de Mendonça Jorge, jornalista e professora doutora da Universidade de Brasília.

Para consultar a programação completa ou realizar a inscrição no evento basta acessar o sitewww.labcomufma.com.

Nenhum comentário: