Compartilhe

terça-feira, 4 de novembro de 2014

MARLON BOTÃO SERÁ O NOVO PRESIDENTE DA FUNC

Marlon Botão (ao centro) propõe gestão na FUNC em diálogo com os movimentos culturais
O prefeito Edivaldo Holanda Junior(PTC) oficializou hoje à tarde o nome do relações públicas Marlon Botão para a presidência da Fundação Municipal de Cultura (FUNC), em substituição ao professor Francisco Gonçalves, que deixa o cargo para assumir a Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular no governo Flávio Dino (PCdoB).

Ao obter a confirmação do prefeito, Botão destacou a responsabilidade e o compromisso com o trabalho iniciado por Francisco Gonçalves à frente da fundação. “Vamos manter as diretrizes iniciadas e ampliar onde for possível. Já estamos sintonizados com os grandes eventos permanentes do calendário cultural da cidade (Carnaval, São João e Feira do Livro) e vamos manter a política de acesso aos recursos da FUNC através dos editais públicos”, enfatizou.

Botão ressaltou ainda os mecanismos de transparência adotados na gestão anterior. Ele agradeceu o gesto do prefeito e assumiu o compromisso de gerenciar a FUNC com honestidade e democracia, acenando para o diálogo com as diversas organizações culturais de São Luís.

Metas

O novo presidente da FUNC destacou as ações e metas elaboradas na conferência que teve como desdobramento a elaboração do Plano Municipal de Cultura, durante a gestão de Francisco Gonçalves. “A conferência e o plano são marcos da gestão democrática. A partir dos resultados apontados pelas manifestações e grupos culturais, vamos conduzir os próximos passos da fundação”, acentuou.

O Plano Municipal de Cultura foi uma iniciativa de alinhamento da fundação às diretrizes do Ministério da Cultura. Nesse sentido, Botão reconheceu no prefeito Edivaldo Holanda Junior o compromisso com o posicionamento de gestores da fundação afinados às novas dimensões da política cultural construída nos governos Lula e Dilma.

Marlon Motão demonstra interesse em ampliar o acesso dos bairros aos equipamentos e recursos da FUNC, com o objetivo de proporcionar a inclusão de centenas de pessoas e grupos que são produtores de cultura, mas ainda não têm oportunidades de acessar os mecanismos de empoderamento da gestão pública.

“Seguiremos as metas definidas e estamos abertos ao diálogo com os diversos produtores culturais, com o objetivo de aperfeiçoar a nossa gestão mediante a participação da sociedade organizada. Temos a visão de gestão coletiva, fruto do nosso aprendizado ao longo da militância”, registrou o presidente.

No entendimento de Botão, a cultura é uma dimensão fundamental para a inserção da população na dinâmica da cidade, na inclusão social e na geração de oportunidades.

A decisão sobre a presidência da FUNC reafirma o compromisso do prefeito com o PT. Nesse sentido, a nomeação de Marlon Botão é uma vitória em especial da Resistência Petista, coletivo não alinhado à oligarquia Sarney no Maranhão.

Trajetória

Marlon Botão cursou Relações Públicas na UFMA, onde militou no movimento estudantil e foi coordenador do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Trabalhou mais de 20 anos em assessoria de sindicatos e entidades dos movimentos sociais. Tem experiência em gestão, elaboração e execução de planejamento de Comunicação e marketing político.


Foi candidato a vereador em 2012, mas não se alinhou ao então candidato a prefeito da oligarquia Sarney, o petista Washington Oliveira (WO). Censurado no programa eleitoral, Botão ganhou na Justiça o direito de exibir seus programas na televisão e no rádio.

Nenhum comentário: