Compartilhe

domingo, 30 de novembro de 2014

UMA OBRA RADICAL PARA FLÁVIO DINO: A URBANIZAÇÃO DO ATERRO DO BACANGA

Maquetes do estudo de urbanismo da professora Barbara Prado: mudança no visual de São Luis 
Este blogue não cansa de sonhar e reivindicar: é preciso urbanizar o Aterro do Bacanga e conectá-lo ao Centro Histórico de São Luís.

Trata-se de uma obra fundamental para mudar radicalmente a paisagem da cidade, revitalizando o grande eixo que vai da Praia Grande à capela de São Pedro, na Madre Deus.

Parte desse projeto já existe. As possibilidades de aproveitamento do aterro foram sistematizadas no estudo de urbanismo da margem esquerda do rio Bacanga, de autoria da doutora em Urbanismo pela UFRJ e professora do curso de Arquitetura da UEMA, Barbara Prado.

Interessada nos estudos insulares, Barbara Prado projetou no aterro um conjunto de equipamentos capazes de dar utilidade e beleza a uma grande área subutilizada.

Iniciado no Terminal da Integração da Praia Grande, o aterro estende-se até a Barragem do Bacanga, reunindo as condições ideais para ser o maior e mais belo Parque de São Luis.
Aterro abandonado, sem qualquer utilidade para a população, à espera de árvores, quadras, campos etc
O Aterro do Bacanga é um espaço imenso, onde podem ser implantados:

+ Ciclovias;

+ Quadras poliesportivas;

+ Campos de futebol;

+ Pistas de caminhada;

+ Academias públicas;

+ Quadras adaptadas para pessoas com necessidades especiais;

+ Quiosques para alimentação;

+ Chuveiros;

+ Pista de skate;

+ Recuperação do Circo da Cidade;

+ Arenas para shows musicais e teatro ao ar livre;

REVITALIZAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO

A urbanização do aterro é fundamental também para a revitalização do Centro Histórico, hoje reduzido ao quadrilátero do Projeto Reviver, mas com grande potencial histórico até a igreja do Desterro.

É possível, ainda, interligar o Aterro do Bacanga ao Centro Histórico por aeromóvel ou passarela, liberando o fluxo de veículos com a retirada do semáforo localizado em frente ao Terminal da Integração.
Pátio do Convento das Mercês, lugar ideal para interligar o Centro Histórico...
... através do aeromóvel, eliminando o semáforo e dando mais fluxo ao trânsito 
O aeromóvel é uma opção viável para ser instalado à altura do Convento das Mercês, onde há uma grande área livre para construir o suporte, desembocando no aterro.

A revitalização do Centro Histórico é uma ação necessária para incrementar o turismo em São Luís. Nos últimos anos, cidade tem sido apenas um entreposto para os visitantes que priorizam os Lençóis Maranhenses.

Com a capital sem atrativos, os turistas passam rapidamente na Praia Grande e seguem para Barreirinhas. Nesse contexto, é urgente ampliar as áreas de visitação do Centro Histórico, até a igreja do Desterro e o Convento das Mercês, conectando-os por meio do aeromóvel ao futuro Parque da Cidade, instalado no Aterro do Bacanga.

São Luís é a única capital do Nordeste sem um parque. Está na hora de fazer uma parceria entre o governador eleito Flávio Dino (PCdoB) e o prefeito Edivaldo Holanda Junior (PTC) para mudar a cidade. A população merece. E vai agradecer.

Leia mais sobre esse assunto aqui, aqui e mais aqui.

Nenhum comentário: