Compartilhe

domingo, 9 de novembro de 2014

SÃO LUÍS SEM ÁGUA E ROSEANA SARNEY OSTENTA NO ESPIGÃO DOS RICOS

Na cidade sem água, Roseana (ao centro) festeja o Espigão dos ricos
A governadora Roseana Sarney (PMDB) vai chegando ao final do mandato inaugurando obras faraônicas que não atendem às necessidades urgentes da população.

Uma dessas obras, o Espigão Costeiro da Ponta d'Areia, é uma ostentação. Foi construído em ritmo acelerado apenas para proteger os condomínios luxuosos da erosão provocada pelo avanço das marés.

Enquanto Roseana desfila no Espigão, cercada de bajuladores, a maioria da população do Maranhão sofre com a falta de água potável.

São Luis vive uma calamidade no fornecimento d'água. Nenhum bairro da cidade é abastecido regularmente pela Companhia de Saneamento Ambiental (Caema), controlada por Ricardo Murad (PMDB), cunhado da governadora e titular da Secretaria de Saúde.

As pessoas sem água ainda são obrigadas a pagar as contas mensalmente enviadas pela Caema.

A gestão (?!) dos nossos recursos hídricos é cruel e nociva aos interesses dos maranhenses. Grande parte da população compra água dos carros pipa para tomar banho, limpar a casa e lavar roupa.

Trata-se de extorsão, abuso de poder e agressão aos direitos humanos.

Contrastes

No mercado imobiliário nacional, o Maranhão ostenta valores impraticáveis, em apartamentos de R$ 3 milhões, com direito a ruas esburacadas e esgoto jorrando na porta.

Ao longo de quatro anos de mandato, a governadora Roseana Sarney não construiu uma escola de Ensino Médio e deixou a população sem água.


Durante 50 anos governando o Maranhão, a oligarquia Sarney sequer resolveu o grave problema do abastecimento na capital. 

Nem a área nobre de São Luís está livre do caos. Na maioria dos bairros, os moradores improvisaram cisternas e caixas d'água com o sistema de bombas de sucção para "puxar" a pouca água que chega em dias alternados nas torneiras.

Enquanto São Paulo faz alarme com a seca, São Luís vive um racionamento cruel há mais de 40 anos.

Obras e negócios

O Espigão da Ponta d'Areia é uma ostentação e um insulto, construído em tempo recorde apenas para proteger os condomínios de luxo da área nobre, onde é bastante provável que a família da governadora tenha negócios imobiliários.

Mais uma vez, fica demonstrado que os interesses privados da oligarquia estão acima da coletividade.

O mesmo aconteceu com a Via Expressa, obra que interliga os shoppings da cidade e não resolveu o problema da mobilidade urbana.

A Via Expressa serve apenas para ligar dois engarrafamentos, sem atenuar os transtornos do trânsito na capital, que continua caótico.

O viaduto da Forquilha, uma obra imprescindível, foi descartado.

Roseana preferiu ligar os shoppings e proteger os condomínios de luxo da Ponta d'Areia.

Essa é a praia dela.

Nenhum comentário: