Compartilhe

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

PROFESSOR DA UEMA SERÁ O NOVO PRESIDENTE DA FAPEMA

O governador eleito Flávio Dino (PCdoB) anunciou mais um nome para compor a sua equipe de governo. O professor da Uema, Alex Oliveira de Souza, vai dirigir a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) a partir de 1º de janeiro. O anúncio foi feito pelas redes sociais nesta segunda-feira (10).

A Fapema está vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Alex Oliveira assumirá a Fundação com a diretriz de popularizar a Ciência e a Tecnologia no Maranhão, com a ampliação do acesso a pesquisadores, fomento à pesquisa no estado e promoção da transparência nas ações desempenhadas pela instituição. 

Será da Fapema também o cumprimento de uma das propostas listadas no Programa de Governo de Flávio Dino: investir na formação de Doutores, com a concessão de bolsas, e aplicar uma política de descentralização para atingir diferentes regiões do estado. Outra iniciativa será o Programa Inova Maranhão, com o incentivo de descobertas científicas e tecnológicas. 

Conheça o perfil do novo diretor-presidente:

ALEX OLIVEIRA DE SOUZA – Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema)

Alex Oliveira é doutor em Urbanismo pela Universidade Paris Est, mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco e arquiteto e urbanista pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), coordenador da Comissão de Pós-Graduação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sócio Regional e vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão. É consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, membro titular do Conselho Estadual das Cidades do Maranhão e tem atuação junto a movimentos sociais. Tem experiência na área de Planejamento e Projeto Urbano e Regional, com ênfase na construção de projetos em ambientes colaborativos, participativos e sustentáveis, atuando, entre os temas, com inovação Urbana e Sustentabilidade de Sítios Urbanos de Interesse Social, Cultural e Ambiental. Possui vários trabalhos publicados em anais de congressos, periódicos e livros.

Coligação Todos pelo Maranhão - Flávio Dino 65

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado professor: escutei um boato de que sua colega Ester marques está na cabeça da fila para assumir a secretaria de cultura. Tudo bem, é competente. Mas é completamente comprometida com os Sarney, tendo inclusive gravado mensagem de apoio ao arqui-inimigo de Flávio Dino, deputado roberto costa em pleno horário eleitoral. O senhor não acha que isso seria motivo suficiente para ela ser barrada? Ou Flávio não é tão rigoroso assim com seu secretariado?

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

A professora Ester é competente. Creio que será um bom nome para a Secretaria de Cultura. Não creio que seja comprometida com os Sarney.