Compartilhe

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

FESTIVAL VALORIZA CULTURA POPULAR EM IMPERATRIZ

Uma vasta programação com dança, oficinas, artesanato, comidas típicas, poesia e variados ritmos musicais marca o I Festival de Cultura Popular de Imperatriz, dias 5 e 6, no Centro de Ensino “Graça Aranha”, no Centro.

Com o tema “Abença mestre – saberes e fazeres do povo”, o festival será aberto hoje 5, às 19 horas, com a participação do secretário de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura, Sergio Turino, e um representante da Secretaria de Cultura do Maranhão.

Ainda na noite de abertura haverá o lançamento do CD de Dona Francisca do Lindô, uma das vencedoras do prêmio nacional “Culturas Populares”.

A cerimônia de abertura será precedida de uma mística em torno da fogueira, com brincadeiras de roda, ciranda, bom barquinho, pau-de-sebo e outros rituais lúdicos relacionados à infância.

Iniciativa da Casa das Artes, espaço que congrega ativistas e produtores culturais da região tocantina, o festival visa dar visibilidade e valorizar os artistas e as variadas dimensões do chamado saber popular: repentistas, dança afro, contadores de histórias, rituais indígenas, artesanato e outros.
Sábado a programação continua, iniciando às 8 horas, com um ritual indígena, seguido de apresentação de hip hop e dedo de prosa com mestres de várias áreas.
O encerramento, à noite, terá apresentação dos grupos Escurinho do Samba, Tambores da Mãe África (umbanda) e forró pé-de-serra do Mestre Felipão.

2 comentários:

Ivandro Coêlho, disse...

Grande Edwilson! Seu blogue tá show! Peço permissão para linkar no meu: http://cafepequeno-ivandro.blogspot.com/

Um abraço!

Ivandro Coêlho

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

GRANDE IVANDRO,
OBRIGADO PELA LEITURA E FIQUE À VONTADE PARA LINKAR. VOU ADICIONAR O SEU TAMBÉM À MINHA LISTA DE FAVORITOS. VOCÊ ESTÁ EM CHAPADINHA?
ED WILSON