Compartilhe

domingo, 17 de junho de 2012

RESISTÊNCIA PETISTA DIVULGA RESOLUÇÃO POLÍTICA

A Resistência Petista é formada por um aglomerado de tendências não alinhadas à oligarquia Sarney. Durante encontro realizado neste final de semana, os coletivos apresentaram a carta abaixo:

ENCONTRO ESTADUAL DA RESISTÊNCIA PETISTA
RESOLUÇÃO POLÍTICA

Militantes, Parlamentares, Pré-candidatos/as e dirigentes municipais e estaduais do PT, integrantes das tendências políticas abaixo apontadas, reunidos no Encontro Estadual da Resistência Petista, que discutiu a Conjuntura Politica e as eleições 2012, no Auditório do SESIR/Fetaema em São Luís -MA, resolveram livremente:

1. Intensificar os esforços pela manutenção do PT do Maranhão fiel à sua tradição de luta por um estado verdadeiramente democrático, tendo como foco principal a defesa dos interesses da maioria de sua população e o consequente fim do modelo oligárquico de dominação política.

2. Prosseguir a luta pela independência e soberania do partido, em relação ao grupo que domina o Estado há quase 50 anos.

3. Defender o governo Dilma e a construção de um programa de desenvolvimento para o Maranhão de superação da pobreza e da miséria, que respeite o meio ambiente e os direitos humanos, em conjunto com forças políticas e sociais democrático-populares e de esquerda, visando à construção de um bloco histórico como base para a disputa de poder no estado e fortalecendo nossas lideranças em pontos estratégicos do estado.

4. Denunciar as violações sofridas pela população maranhense, especialmente nesse momento quando se constata a volta da pistolagem, da grilagem, dos crimes ambientais e o elevado índice de conflitos fundiários em áreas urbanas e rurais.

5. Dar integral apoio e fortalecimento aos movimentos sociais, populares, juventudes e ao movimento sindical que lutam pela superação deste modelo de sociedade e pela melhoria da qualidade de vida do povo maranhense, especialmente aqueles que representam legitimamente os mais pobres.

6. Defender a reaproximação do Partido ao campo democrático e popular, organizado-o para o próximo embate eleitoral, com ênfase na formação de fortes bancadas de vereadores/as e prefeitos/as, em alianças consistentes, visando acumular força para as eleições de 2014 e futuras. Para tanto anuncia alguns pré-candidatos/as a prefeitos já confirmados para discussão nas instâncias do Partido relacionados a seguir:Adalberto Franklin – Imperatriz, Antonio Soares –Barra do Corda, Balbina - Paço do Lumiar, Carlos Reis– Pastos Bons, Domingas – Carutapera, Genilson Alves – São Mateus, Manoelzinho – Estreito, Padre Vale – Barreirinhas, Professor Nonato – Olho Dagua das Cunhãs, Vicentina – Viana.

7. Rechaçar as alianças eleitorais com a oligarquia e a direita conservadora, principalmente em São Luís/MA.

8. Estimular a formação e o debate político interno, democrático, socialista e a organização pela base em todo território maranhense.

9. Fortalecer a Resistência Petista, que se constitui enquanto movimento interno do Partido dos Trabalhadores, integrando todos os militantes e lideranças, de todas as forças políticas internas, que continuam acreditando, sonhando e lutando pelos objetivos acima expostos.

10. Referendar como coordenação deste Campo Político um coletivo com participação de no mínimo um representante por força política.
São Luís, 16 de junho de 2012.

Assinam: Militância Socialista, Mensagem ao Partido, DS, Articulação de Esquerda, Movimento PT, Coletivo Rebuliço, Reage PT e independentes.

4 comentários:

JOSEMAR SOUSA LIMA disse...

Entendo como urgente a proposta constante no ítem 3. A discussão urgente para construção coletiva de um Plano de Desenvolvimento Sustentável para o Estado do Maranhão.1) - A análise de como está o Estado hoje, envolvendo todas as dimensões do desenvolvimento sustentável (social,econômica, ambiental, cultural, Aspectos Físicos e Geográficos, Aspectos Educacionais e de Informação e Conhecimento, Aspectos Institucionais, Aspectos Políticos, Agricultura Familiar e Agronegocio; 2 - As grandes Potencialidades; 3 - Imagem Comparativa com outras UF's; 4 -Atores Relevantes; 5 - O Futuro do Maranhão daqui a 20 anos; 6 - A Imagem do Futuro (que os atuais gestores insistem em dizer que é promissor pela evolução do PIB); 7 - A Construção de uma Visão de Futuro, baseada em cenários alternativos); 8 - Estratégias e Projetos Para o Desenvolvimento Sustentavel do Estado (Projetosa Estruturantes e Projetos Complementares) oriundos do governo, da sociedade civil e da iniciativa primada; e 9 - Definição de uma Governança Inovadora para esta Missão. Para mim a sociedade tem que ser chamada agora para iniciar esse processo que alimentará as grandes discussões da campanha eleitoral. Não acredito em uma administyração inovadora se a campanha eleitoral não for,também, inovadora. Não vi na campanha anterior esta preocupação.

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Josemar, grato pela contribuição sempre consistente. Geralmente as diretrizes de programa de governo ficam para a última hora. As forças de esquerda no Maranhão precisam mostrar a diferença em relação aos conservadores em vários aspectos, principalmente na construção de um projeto de desenvolvimento para o Maranhão. Espero que leiam seu comentário. Abraço.

FRANCISCO ARAUJO disse...

A Direita Conservadora... Considero que não é possível deixar em nome, principalmente diante de uma eleição majoritária. O bom combate a oligarquia não pode deixar claro o enfrentamento a Castelo. Oposição ao mandonismo de Sarney tem o dever moral de combater seu pior produto: Castelo!

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Francisco,
Também acho que o combate deve ser tanto a Sarney quanto a Castelo. Eles são irmãos de sangue ideológico. Ambos nocivos ao Maranhão.