Compartilhe

domingo, 23 de setembro de 2012

CASTELO PODE PERDER PARA ELE MESMO

Castelo e WO: jogo combinado para derrotar Flavio Dino, mas pode dar tudo errado

Sendo verdadeira a sequência de pesquisas feitas pela Escutec e Ibope, observa-se uma curva de crescimento do candidato Edivaldo Holanda Junior (PTC), indicando uma polarização contra o prefeito João Castelo (PSDB), candidato à reeleição.

Uma eventual vitória de Holanda Junior quebra a tradição dos últimos 24 anos, inaugurada por Jackson Lago (PDT), em que o prefeito de São Luís foi reeleito ou eleito com a máquina do Palácio La Ravardière nas mãos.

Castelo tem força, não menosprezemos, mas parece nesse momento estacionado nos seus tradicionais 30% de votos do malufismo ludovicense.

Muita água ainda vai rolar na campanha. Castelo é esperto e sabe fazer o voto chegar à urna. Além disso, deve ter muitas cartas para jogar até o final do segundo turno.

Ocorre que o crescimento de Edivaldo Junior aponta um clima de virada em São Luís. A cidade parece dar as costas para Castelo.

Com toda a esperteza e experiência, Castelo não conseguiu costurar a unidade dos partidos aliados em torno de uma coligação consistente. Assim, foi perdendo parte do PDT, PSB, PPS etc.

Na montagem da chapa teve de recorrer a um vice - Neto Evangelista - do próprio PSDB.

Arrogante e autoritário, Castelo achou-se vitorioso pelo que reza a tradição de "prefeito no cargo é reeleição garantida" em São Luís.

Pesa contra o prefeito também a péssima administração, talvez a pior de São Luís nos últimos 24 anos, pontuando-lhe fortes índices de rejeição.

A gestão de Castelo é tão ruim que nem precisa ter um adversário forte.

O inimigo maior do prefeito é ele mesmo, materializado nos buracos, na sujeira, no abandono da cidade toda e nas obras eleitoreiras de última hora..

Esta é uma leitura do momento da campanha, mas tudo pode mudar.

CENÁRIOS

Este blogue tem dito e repete: Castelo é o candidato número um da oligarquia Sarney. A vitória do tucano significa a derrota de Flavio Dino (PCdoB), padrinho da candidatura de Holanda Junior.

Perdendo em São Luís e em Imperatriz, os dois maiores colégios eleitorais, Flavio Dino decola fragilizado para a eleição mais importante, em 2014.

Em Imperatriz, o candidato Carlinhos Amorim (PDT), apoiado por Flavio Dino, desabou nas pesquisas e está em terceiro lugar.

Em São Luís, a oligarquia Sarney empurra o PT de Washington Oliveira (WO) para o despenhadeiro enquanto aguarda o segundo turno.

Oficialmente, a governadora Roseana Sarney (PMDB) deve mandar seu ventríloco WO declarar apoio a Holanda Junior. Vai ser uma espécie de abraço de afogado, matando os dois.

Pragmaticamente o apoio da oligarquia Sarney será para João Castelo (PSDB),  com o objetivo de derrotar Flavio Dino (PCdoB), representado por Holanda Junior (PTC).

É sempre bom lembrar que, em 2010, Castelo fechou acordo com a oligarquia Sarney, destacando o presidente da Câmara de Vereadores, Isaias Pereirinha (PSL), para coordenar a vitória de Roseana em São Luís.

É óbvio que Roseana vai retribuir a gentileza em 2012, fazendo a velha opção pelo atraso. Os coronéis José Sarney e João Castelo se entendem.

Mesmo assim, Castelo pode até perder, contrariando a regra das eleições para a Prefeitura e ao Governo do Maranhão, onde sempre ganha quem está no controle dos cofres públicos.

Nenhum comentário: