Compartilhe

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

LOBÃO TURBINA O SISTEMA DIFUSORA DE OLHO NAS ELEIÇÕES DE 2014

A dois anos da eleição para o governo estadual, o ministro Edison Lobão (PMDB), pré-candidato à sucessão de Roseana Sarney (PMDB), começa a fazer mudanças nos negócios familiares do ramo midiático.

O Sistema Difusora de Comunicação passa por uma série de mudanças, sob o controle do jornalista Gilmar Correa, que assumiu a direção de jornalismo.

Lobão disputa a candidatura de governador em 2014 “contra” o chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva (PMDB), preferido de uma parte dos Sarney.

A expressão contra, aspeada, é apenas ilustrativa. No final do jogo, se o controle do governo for ameaçado pela oposição, pode até haver um acordo entre Lobão e Luis Fernando.

Porém, neste momento, os jogadores posicionam-se para obter a indicação.

E quando se fala em jogo político no Maranhão é automática a associação com o campo midiático.

O Sistema Difusora e o Sistema Mirante disputam audiência, anunciantes, negócios e, fundamentalmente, integram a teia de poder político que leva ao Palácio dos Leões.

Ministro das Minas e Energia, Lobão não tira os olhos do Maranhão, onde prioriza os meios de comunicação.

As alterações iniciaram na rádio Difusora AM: mudanças na grade de programação e reforço no jornalismo.

O horário nobre do radiojornalismo na Difusora AM, de 8h às 10h, está sob o comando de Silvan Alves, experimentado comunicador que até pouco tempo militava nos microfones da Educadora AM.

A Difusora AM, que outrora arrendava quase toda a programação para as igrejas evangélicas, retomou o noticiário, a prestação de serviços e reabriu os microfones para a participação do ouvinte.

Gilmar Correa tem talento. Operou uma das principais reformas gráficas e editoriais no jornal O Estado do Maranhão e coordenou a implantação da CBN, acoplada à Mirante AM, adotando o modelo all news (notícias 24 horas).

A experiência CBN-Mirante AM vingou, mas não se sustentou.

Agora Gilmar Correa é o coordenador de jornalismo de todo o Sistema Difusora de Comunicação.

Em 2013 a TV vai completar 50 anos. Correa está implantando tecnologia de ponta e vai estadualizar a programação, cobrindo todas as regiões do Maranhão.

A comunicação com o internauta, possibilitando maior interatividade da audiência, também está nos planos de Corrêa.

O diálogo entre as diversas mídias do Sistema Difusora já pode ser notado no programa de Silvan Alves, onde as manchetes da TV são inseridas no rádio AM.

Estadualizar a cobertura é o maior objetivo das mudanças. Lobão precisa falar com todo o Maranhão, independente da generosidade do Sistema Mirante.

Os investimentos na Difusora em véspera de eleição já ocorreram em outras ocasiões. O fato não é novo, mas desta vez parece que Lobão está com mais vontade de comer o chapeuzinho vermelho do Palácio dos Leões.

Nenhum comentário: