Compartilhe

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

RESISTÊNCIA PETISTA FAZ ENCONTRO NESTE SÁBADO

Agrupamentos, tendências, dirigentes e parlamentares que compõem o campo Resistência Petista vão realizar, neste sábado 10, no Grand São Luís Hotel (antigo Vila Rica), um encontro para organizar a participação no Processo de Eleição Direta (PED), em novembro.

A Resistência Petista é formada por todos os setores não alinhados à oligarquia Sarney no Maranhão e afinados à aliança com o PCdoB para 2014, apoiando Flavio Dino ao Governo do Estado.

O apoio a Dino vai depender do resultado do PED, quando serão eleitos os presidentes dos diretórios municipais e estaduais em todo o Brasil, bem como o presidente nacional do PT. O PED também define a composição das instâncias (estaduais e nacional) e dá o mapa de qual ou quais tendência(s) terão maioria no partido.

Na Resistência Petista foram apresentados os nomes de Augusto Lobato, candidato a presidente do diretório estadual; e Paulo Serra, candidato a presidente do diretório municipal de São Luís. O encontro da Resistência vai reiterar o apoio a Lobato e Serra, além dos candidatos a presidente em vários municípios do Maranhão.

Militantes históricos, Augusto Lobato e Paulo Serra representam a esperança do que ainda restou do chamado campo democrático-popular no PT.

PT SARNEÍSTA

Pela ala sarneísta do PT concorre à reeleição na presidência do diretório estadual Raimundo Monteiro, homem de confiança do vice-governador Washington Oliveira (WO), que defende a repetição da aliança com o PMDB de Roseana Sarney.

Um dos subgrupos sarneístas vai apresentar o nome do secretário de Relações Institucionais no governo Roseana, Rodrigo Comerciário, à presidência do diretório estadual. Comerciário fecha com WO no apoio ao candidato de Sarney ao governo - Luis Fernando Silva.

O publicitário Eri Castro, atualmente militando com WO, também é candidato a presidente do diretório estadual. No momento ele prega aliança com o PCdoB, mas pode mudar de ideia a qualquer momento.

CANDIDATURA PRÓPRIA

Candidato a presidente do diretório estadual, o jornalista Henrique Silva é o único a pregar candidatura própria do PT em 2014, mas até agora não apresentou o nome do candidato. Silva é o chefe de gabinete do deputado estadual Zé Carlos, parlamentar da base de Roseana Sarney (PMDB).

Segundo Henrique, o PT deve seguir caminho próprio no primeiro turno, sem aliança com Sarney nem com Dino.

PED: PODER ECONÔMICO DIRETO

O PED era para ser uma rica experiência de democracia interna no PT, onde cada filiado participa do processo votando nos candidatos a presidente e nas chapas que vão compor os diretórios municipais, estaduais e o nacional.

Com o avanço do pragmatismo no PT, após a primeira eleição de Lula, o PED transformou-se em uma experiência degenerada, na qual predominam métodos de assédio moral, coações, ameaças, chantagens e denúncias de compra de votos mediante pagamento em dinheiro ou oferta de empregos, cargos e outras vantagens.

As filiações em massa, sem qualquer critério, fizeram do PT um partido de curral. Poucos filiados participam do PED com algum esclarecimento sobre as candidaturas e programas dos pretensos dirigentes.

A maioria vai votar sem saber nem o motivo. No geral, ganha o PED a candidatura que tiver mais dinheiro e estrutura na campanha.

Nenhum comentário: