Compartilhe

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

SÃO LUÍS: PARA ONDE VÃO AS EMENDAS DOS VEREADORES?

O mau exemplo do VLT abandonado não deve ser seguido na nova gestão. Foto: Biaman Prado
A ocupação da Câmara Municipal de São Luís, cujos desdobramentos ainda estão por vir, começou a iluminar as regiões mais obscuras do Legislativo da capital.

Uma das cobranças da ocupação foi a abertura das contas do local de trabalho dos vereadores. A cidade quer saber quantos funcionários do quadro e contratados há na Câmara, bem como os cargos de confiança.

Além disso, a cidade quer saber para onde, quando e como são designadas as emendas dos vereadores para obras e eventos em São Luís.

Quais são os beneficiários das emendas? Quais entidades recebem dinheiro público em São Luís para realizar eventos?

Quanto em dinheiro cada vereador disponibiliza nas emendas parlamentares?

A cidade de São Luís quer saber, os vereadores e a Prefeitura têm a obrigação de prestar contas sobre os gastos com o dinheiro público.

As emendas são elaboradas na Câmara e aplicadas pela Prefeitura, através das secretarias. Cabe aos dois poderes, Legislativo e Executivo, dar ampla publicidade aos recursos aplicados (ou não!) em São Luís.

Queremos saber também qual o plano de execução das obras e o cronograma. Quando serão cumpridas e entregues à população?

Os protestos de junho, que ainda seguem nas principais capitais, os movimentos de ocupação nas casas legislativas e as organizações institucionais que atuam pela ética na política estão cobrando dos legisladores e executores total transparência nos gastos públicos.

O mínimo que a Câmara pode fazer, juntamente com a Prefeitura de São Luís, é abrir as planilhas e mostrar claramente quem gasta, como gasta e onde é utilizado o dinheiro do contribuinte ludovicense.

Um comentário:

FRANCISCO ARAUJO disse...

verdadeiros ícones do obscuro, da anti-república dominam a casa legislativa de São Luís. Alguns... são perigosos para democracia e para tudo que é coisa pública.