Compartilhe

sábado, 28 de dezembro de 2013

BRASIL x ÁFRICA: FUTEBOL DA INTEGRAÇÃO NESTE DOMINGO, NO SÁ VIANA

Dia 29 de dezembro (domingo), às 10h, no campo do Cardosão, no Sá Viana, brasileiros e africanos farão a última partida do ano. Após o jogo haverá confraternização com feijoada e radiola, tocando sequências alternadas de músicas brasileira e africana.

A INTEGRAÇÃO PELO FUTEBOL

Cerca de 30 estudantes africanos que estudam na UFMA encontraram no futebol uma das formas de integração e lazer com os maranhenses.

Os africanos, de diversos países, vieram estudar na UFMA através dos programas de intercâmbio universitário.

Eles estão distribuídos em vários cursos: Odontologia, Farmácia, Educação Física, Direito, Jornalismo, Economia etc. Alguns estudantes africanos moram na área Itaqui-Bacanga, mas residem também nos bairros Angelim, Turu, Bequimão etc.

Há cerca de quatro meses, em pelo menos um final de semana, eles disputam partidas de futebol contra uma “seleção” formada por estudantes, funcionários da UFMA e trabalhadores do campus do Bacanga (vigilantes e lavadores de carro).

As partidas começaram a ser articuladas pelo lavador de carros Hamilton Farias Lobato, conhecido na UFMA e em toda a área Itaqui-Bacanga como “Mussolino”.

“Mussolino”, morador do Sá Viana, fez o primeiro contato com um dos estudantes africanos que morava no mesmo bairro.

Após o expediente e a aula, foram caminhando para casa, começaram a bater papo e surgiu a ideia de fazer uma partida dos maranhenses contra os africanos.

Assim tudo começou e segue até hoje. Eles já fizeram partidas em vários bairros e campos de São Luís. A última foi no Tocão, no São Cristóvão.

A partida de encerramento da temporada 2013 terá uma confraternização com feijoada, cerveja e radiola com músicas africanas e brasileiras.

Nenhum comentário: