Compartilhe

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

GALERIA TRAPICHE RECEBE O 4º SALÃO DE ARTE DE SÃO LUIS

Será aberto quinta-feira (19), às 19 horas, na Galeria Trapiche Santo Ângelo, o 4º Salão de Arte de São Luís, promoção da Prefeitura de São Luís, através da Fundação Municipal de Cultura – FUNC / Galeria Trapiche.

Neste ano, o Salão, que é regido por lei, bateu um recorde de inscrições. Cento e setenta e cinco artistas concorreram com duzentas e sessenta e seis obras. Desse total, foram selecionadas 50 (cinquenta) obras de 40 (quarenta) artistas. A premiação também é inédita, tendo praticamente duplicado em valor em relação à gestão anterior. Serão distribuídos sete prêmios, totalizando o valor de 56 mil reais.

A Comissão de Seleção do Salão de Arte foi formada por Wagner Barja, diretor do Museu Nacional da República, de Brasília – DF, artista visual, arte-educador, crítico de arte e curador de renome internacional. Possui notório saber em Plástica, Teoria e História da Arte e Arte-Educação, conferido pelo Conselho Superior de Educação / Ministério da Educação e Cultura – MEC; e por Carlos Eduardo Bitu Cassundé, mestre pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Atualmente ele é o curador do Museu de Arte Contemporânea – MAC, do Ceará, e Coordenador do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes. Especialista em arte, Bitu Cassundé integrou a equipe curatorial do Programa Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural (São Paulo, 2008-2009), e entre 2009 e 2011 dirigiu o Museu Murillo La Greca em Recife.

Visando a imparcialidade e a lisura do processo de seleção, bem como o de premiação, as comissões foram investidas de soberania em suas escolhas, não havendo quaisquer interferências externas nas decisões dos jurados. “Os critérios de escolha para as premiações levaram em conta a qualidade formal e poética dos trabalhos, as investigações das linguagens contemporâneas, as pesquisas de suportes, materiais e situações espaço-temporais que ultrapassam os códigos tradicionais e ampliam o campo artístico de São Luís”, informa o texto da ata de seleção, que foi lavrada pelos jurados e publicada no Diário Oficial do Município.
Ao todo, foram selecionadas 50 obras de 40 artistas maranhenses ou radicados no Maranhão. Desse total, seis artistas foram escolhidos pelo júri de premiação; eles receberão 5 (cinco) prêmios de 7 (sete) mil reais e um prêmio maior de 15 (quinze) mil reais. A Comissão de Premiação foi formada por Divino Sobral, de Goiânia, e por Patrícia Azevedo, de Minas Gerais.

O artista Divino Sobral desenvolve trabalhos em desenho, pintura, bordado, objeto, escultura, instalação, performance, fotografia, vídeo e intervenção na paisagem. Entre suas exposições individuais destacam-se: “Recordações de uma paisagem não vista”, Museu de Arte Contemporânea de Campo Grande - MS (2011) “Onde o tempo se bifurca”, Prêmio Marcantônio Vilaça da Funarte, Museu de Arte de Goiânia (2010) “Reminiscências de uma paisagem não vista”, Centro Cultural Banco do Nordeste, Fortaleza - CE (2010) e Juazeiro do Norte - CE (2009). Em 2012 ganhou os “editais “Rede Nacional Artes Visuais Funarte”, com projeto de curadoria de exposição de vídeoarte, e “Conexão MinC / Funarte / Petrobras”, com projeto de reflexão crítica. Entre 2010 e 2013 foi Diretor do Museu de Arte Contemporânea de Goiás, onde curou em 2012 as seguintes mostras: “A cidade é o Lugar”; “A arte e os ofícios de D.J. Oliveira”; “Cleber Gouvêa: Olhar orgânico”, dentre outras.

O segundo membro da Comissão de Premiação é Patrícia Azevedo, artista e professora de fotografia da Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolve projetos colaborativos equacionando relações de linguagem, território e poder, trabalhando no espaço público da cidade ou da própria mídia. Patrícia Azevedo possui graduação em Filosofia pela Universidade de Paris VIII (Paris - França, 1987), com Mestrado em Filosofia (“Arte e Ação em Alberti”), pela UFMG, 2005. Conclui Doutorado em Artes (“Corpo Coletivo”), pela UFMG. A artista é professora de Fotografia no Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema do Curso de Artes Visuais da UFMG, onde articula o Festival Internacional de Fotografia – FIF.

Os jurados foram escolhidos pelo próprio diretor da Galeria Trapiche, o escritor, jornalista, designer e Mestre em Ciências Sociais, Paulo Melo Sousa. Desde o início deste ano os artistas visuais foram convocados para discutir o Salão. Foram feitas duas exigências principais pelos artistas maranhenses. Uma delas é que os membros das comissões deveriam ser de fora do Maranhão, e a outra que tivessem profunda competência na área.

Depois de muitas consultas e pesquisas, foram escolhidos os nomes que foram contratados pela FUNC para a composição das comissões; são artistas, especialistas em arte, curadores com vasta experiência em salões, alguns com inserção internacional, que tiveram total liberdade em suas análises. “A escolha foi criteriosa e antenada com as linguagens contemporâneas, o que confere ao Salão de Artes de São Luís um salto qualitativo reclamado pelos artistas que participaram do evento; realizei um árduo trabalho de escolha, que demorou seis meses, até chegar à formação da equipe de jurados. Com a ajuda inestimável da equipe da Galeria Trapiche, cuja eficiência foi destacada pelos membros das comissões, e com o apoio da FUNC, acreditamos que o recorte estético feito pelas comissões julgadoras estabeleceu um painel bastante fiel sobre a atual produção artística maranhense nas artes visuais”, declara Paulo Melo Sousa.

Além dos prêmios técnicos, o Salão oferece ainda um prêmio de 6 (seis) mil reais, que será atribuído por um júri popular, formado por frequentadores do evento. Para garantir controle e segurança ao processo, a votação popular acontecerá a partir do dia 20 de dezembro, e cada votante receberá uma ficha de votação, tendo que apresentar documentos de identidade, para que se evite que uma pessoa vote duas vezes no mesmo artista ou na mesma obra. Será disponibilizada uma urna nas dependências da Galeria Trapiche, sob responsabilidade de um dos funcionários da Casa, visando o controle da votação. O 4º Salão de Arte de São Luís ficará em cartaz até o final de março de 2014, com entrada franca. Visitas monitoradas de grupos ou de escolas poderão ser feitas na própria galeria.

Serviço

O quê? Abertura do 4º Salão de Arte de São Luís

Quando? Dia 19 de dezembro de 2013, às 19 horas

Onde? Galeria Trapiche Santo Ângelo (Av. Vitorino Freire, s/nº - Praia Grande, defronte do Circo da 
Cidade) – Centro Histórico.

Entrada Franca.

Relação dos artistas selecionados:

Airton Marinho
Ana Borges
Antônio José de Sousa
Victor Rego
Ariadne Silva Ruy
Beto Matuck e Celso Borges
Carolina Pitanga
Cauby Serrat Valle
Cláudio Farias
Dalton Costa das Chagas
Daniel Barbosa Ferreira
Danilo Freitas
Daty Bezerra
Eddie Bruzaca
Erivelton Viana
Hélio Soares Vieira Junior
Hugo Negrini
Inaldo Costa Silva
Javier Sirera León
Jene Ribeiro
Jonilson Bruzaca
José Carlos Lima Costa
José João Silva Gomes
Letícia Desterro e Silva Moreira Lima
Márcio Vasconcelos
Márcio Marques
Marcos Ferreira Gomes
Marcos Palhano
Marília de Laroche
Moisés Ferreira
Mônica Rodrigues de Farias
Murilo Santos
Rafael do Nascimento Araújo
Sandra Cordeiro
Sérgio Dias Luiz
Társis dos Santos
Thiago Azevedo
Ton Bezerra
Val Barros
Wilka Sales

Nenhum comentário: