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quinta-feira, 27 de novembro de 2014

CAOS NO TRANSPORTE: ENTRE AS SUCATAS E O VLT, FALTA A LICITAÇÃO

O VLT do prefeito João Castelo: projeto eleitoreiro fracassado enganou a população da capital
A intervenção na Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), posteriormente revogada na Justiça, dá a dimensão de um dos principais problemas de São Luis.

No todo, a questão é complexa. Envolve a reorganização completa do sistema, que passa necessariamente pelo enfrentamento do poderoso Sindicato das Empresas de Transporte (SET).

O SET controla a cidade há décadas, com o monopólio das linhas, um negócio altamente lucrativo que tornou milionário um segmento já forte no jogo de poder do Maranhão.

Basta observar que nenhum vereador de São Luís ousa tocar no assunto transporte coletivo. A Câmara, infelizmente, é uma sucursal dos interesses do SET.
Frota mais antiga do país se arrasta pelas ruas de São Luis
A intervenção na SMTT ocorreu depois que todos os Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) celebrados com o Ministério Público foram descumpridos pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior (PTC).

O negócio é tão kafkiano que o prefeito contratou uma empresa para preparar a licitação!

Quando quer ganhar aumento de tarifas e subsídios da Prefeitura, o SET paralisa os ônibus e força o prefeito a atender aos interesses dos empresários de ônibus, utilizando para isso o Sindicato dos Rodoviários, que acaba sendo compensado com pequenos reajustes.

A situação se agravou depois do desastroso projeto de implantação do VLT, na gestão do ex-prefeito João Castelo (PSDB), que nunca saiu do aterro do Bacanga.

Ficamos sem VLT nem licitação. São Luís segue servida por um sistema de transporte desumano. Para piorar, a bilhetagem eletrônica não funciona a contento, há fraudes e alguns terminais da integração viraram campos de concentração.

O péssimo transporte coletivo causa transtornos na vida de toda a população. Sem ônibus decentes, cada pessoa compra um carro ou moto e vai entupindo as ruas esburacadas e sem sinalização adequada.

Uns morrem de raiva; outros, de acidente. Ou se machucam gravemente.

O dinheiro jogado fora com o projeto do VLT soma-se aos gastos com acidentados nos hospitais. E a população se endivida comprando carros, que não andam nos engarrafamentos.

Muitos perdem dinheiro, paciência e tempo. Alguns perdem a vida.

Só quem não perde é o SET, que continua monopolizando as linhas, enquanto a licitação não sai nunca.

4 comentários:

Anônimo disse...

Essa intervenção era um atraso isso sim, sem falar que o interventor Boden que escolheram era da oposição nao poderia gerir a intervenção nenhuma além da má índole e ficha suja do mesmo.

Anônimo disse...

O VLT não foi obra de Edivaldo essa bomba ela estourou nas maos dele e hoje em dia ele tenta resolver, não só esse mas varios outros problemas deixados pela gestão anterior.

Anônimo disse...

Cara São Luis é uma cidade nao projetada, as ruas estreitas essa questao da mobilidade nao é uma so gestao que pode resolver de uma hora pra outra, da trabalho, eu vejo varias melhorias acontecendo na cidade, mas nem tudo o prefeito pode fazer sozinho.

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Eu não disse que o VLT foi obra de Edivaldo. Também sei que São Luís tem muitos problemas e que não é possível resolver de uma hora para outra. Quanto à licitação, estamos aguardando o novo prazo. Ao final dos 4 anos, Edivaldo será julgado.