Compartilhe

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

REITORIA DA UFMA E APRUMA DIALOGAM

A reitora da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Nair Portela, acompanhada de sua chefa de gabinete, professora Iran de Maria, recebeu a diretoria da Apruma Seção Sindical do Andes – Sindicato Nacional, na manhã de quarta-feira, 02. A reunião, solicitada pela Apruma, abordou a análise da Ufma no contexto da Universidade Pública Brasileira, e as reivindicações da categoria docente, que recentemente enfrentou a mais longa greve da sua história.

Na ocasião, os diretores da Apruma expuseram demandas constantes da Pauta Local de Reivindicações, oriundas do processo grevista que durou mais de quatro meses, e que se apresenta dividida em seis eixos de lutas prioritários: democratização, carreira, política de interiorização e funcionamento dos campi, qualidade de vida, Hospital Universitário e Colégio de Aplicação (Colun).

O presidente da Apruma, professor Antonio Gonçalves, falou da necessidade de que seja convocada uma estatuinte exclusiva e paritária com representantes de docentes, discentes e técnico-administrativos e eleições diretas e paritárias nos campi do continente que ainda não se constituem Centros, como forma de avançar na democratização da Ufma.

Para a diretora da Apruma, professora Claudia Durans, é necessária a elaboração de uma norma para progressão e promoção na carreira docente menos burocrática e não produtivista, que respeite a autonomia da produção acadêmica quanto ao ritmo, à qualidade e às especificidades de área cada área do conhecimento. A professora Durans destacou ainda a necessidade da construção de a construção de creches para atender à demanda da comunidade acadêmica e funcionar como campo de estágio.

O professor aposentado, Renato Patrício, diretor Administrativo-financeiro da Apruma, solicitou a construção de rampas de acesso na área de vivência do campus Bacanga, assim como reparos no auditório Ribamar Carvalho. O professor pediu ainda que os aposentados e estudantes do Colun possam fazer refeições no Restaurante Universitário (RU). Por sua vez, a Reitora Nair Portela informou que o funcionamento restrito do RU, que suspendeu o jantar, é decorrente dos cortes de verbas nas universidades, sendo esta a maneira encontrada para garantir o funcionamento até o mês de janeiro quando iniciará o novo período orçamentário.

Mesmo diante dos cortes impostos à educação publica e que atinge todas as universidades brasileiras e inclusive a Ufma, o professor Rosenverck Estrela, vice-presidente da Apruma, pontuou como necessária a construção de edital para remoção docente, incentivos aos docentes que trabalham em locais de difícil lotação e a garantia de acesso ao RU, assim como critérios da distribuição de vagas para concurso de professores e técnicos; política permanente de reposição dos equipamentos para o funcionamento pleno das unidades e subunidades acadêmicas. A diretoria pediu ainda a ampliação dos serviços do HUzinho  no campus Bacanga.

O professor Cláudio Mendonça, secretário geral da Apruma, apresentou demandas do Colégio Universitário (Colun) como a garantia de autonomia acadêmica e de gestão, com a criação do Centro de Educação Básica, Técnica e Tecnológica.

A Reitora Nair Portela mostrou-se aberta ao diálogo e à construção coletiva de soluções para os problemas econômicos e acadêmicos que afetam a Universidade. A diretoria da Apruma entende esse gesto político da nova reitora como uma sinalização de reconhecimento da Apruma como representação da categoria, e deseja que o diálogo seja a tônica no próximo período em que enfrentaremos tempos difíceis.

Fonte: Apruma

Nenhum comentário: