Compartilhe

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

REUNIÃO ENTRE A REITORA NAIR PORTELA E APRUMA GERA ATRITOS NA CÚPULA DA UFMA

Ao centro, de vermelho, a reitora Nair Portela recebeu a diretoria da Apruma
Alguns auxiliares muito próximos da reitora Nair Portela não viram com bons olhos o diálogo entre a Reitoria e a direção da Apruma, seção sindical do Andes – Sindicato Nacional.

A insatisfação com Portela veio principalmente dos gestores mais próximos ao ex-reitor Natalino Salgado, cuja administração foi marcada por hostilidade ao movimento sindical.

A nova reitora sentou e conversou com a Apruma, ouviu as reivindicações dos professores e abriu as portas para diálogos futuros.

Essa postura de Nair Portela chegou a despertar ciúmes e até especulações sobre as disputas eleitorais a médio e longo prazo na UFMA.

Presidente da Apruma e ex-candidato a reitor pela oposição, o professor Antônio Gonçalves é visto como ameaça aos planos de Fernando Carvalho, que acumula os cargos de vice-reitor e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e só pensa em suceder Nair Portela.

ELEIÇÕES NO CCBS

O próximo round na UFMA é a eleição para o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), instância cobiçada pelos professores da área de Saúde, de onde tem saído a quase totalidade dos últimos reitores.

Três candidaturas estão postas: 1) a atual coordenadora do curso de Medicina, Maria do Carmo Lacerda, apoiada por Natalino Salgado e Nair Portela; 2) a ex-presidente da Fapema, Rosane Guerra, ligada a Fernando Carvalho; e 3) a ex-secretária geral da Apruma, Marizélia Ribeiro, do Departamento de Medicina III.

A vitória no CCBS credencia para uma futura eleição à Reitoria ou ocupação de cargos na elite da administração superior, em 2018.

Nenhum comentário: