Compartilhe

quinta-feira, 2 de junho de 2016

CONVENTO DAS MERCÊS REALIZA FÓRUM PERMANENTE DO PATRIMÔNIO CULTURAL


O “Fórum Permanente do Patrimônio Cultural” é uma iniciativa que pretende realizar, de forma permanente, seminários sobre o patrimônio cultural (material e imaterial) do Maranhão através de encontros com especialistas no assunto (historiadores, arquitetos, folcloristas, gestores públicos, museólogos, pesquisadores, cientistas sociais, antropólogos, arqueólogos, dentre outros profissionais ligados ao setor, bem como a comunidade em geral), que abordarão os mais diversos segmentos ligados ao tema em questão.

A ideia partiu do escritor, jornalista e pesquisador, Mestre em Ciências Sociais, Paulo Melo Sousa, atual Diretor do Centro Cultural Convento das Mercês. As palestras serão gratuitas e contarão, além dos conferencistas, com a presença de interessados no assunto, técnicos, professores e alunos, além da comunidade em geral. Os encontros serão realizados às quintas-feiras, quinzenalmente, no horário das 15h às 17 h, no Auditório Casa do Poeta Nauro Machado (antigo Convento das Mercês). A primeira edição do evento acontecerá na próxima quinta-feira, 2 de junho. O tema da palestra será “O Atual Contexto do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC Cidades Históricas no Maranhão”, com Alfredo Costa - Superintendente do IPHAN - MA.

O Patrimônio Cultural engloba o conjunto de todos os bens, manifestações populares, tradições, cultos, monumentos arquitetônicos, culinária, dentre outras manifestações, tanto materiais quanto imateriais. Em razão de sua ancestralidade e relevância histórica e cultural, adquirem um valor único e permanente, o que exige a sua devida salvaguarda, visando garantir a sua continuidade, divulgação e preservação para as gerações presentes e futuras, colaborando, dessa forma, com a ideia de pertencimento e de identidade. O fórum atende a uma determinação do governador Flávio Dino, através da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo - SECTUR, bem como da Fundação da Memória Republicana Brasileira - FMRB, no sentido de se realizar ações permanentes que discutam a questão do patrimônio cultural.

O fórum pretende não apenas suscitar debates, mas iluminar cada tema a ser abordado, no sentido de que cada palestrante, em conjunto com os participantes, aponte soluções para os possíveis problemas relacionados aos temas que tenham sido abordados em suas palestras. O evento será fotografado e filmado, com a intenção de se produzir futuros documentários.

São Luís foi elevada à categoria de Patrimônio Cultural da Humanidade em 1997, reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO como repositória de um legado histórico que a coloca no mesmo patamar de lugares como o Centro Histórico de Roma, por exemplo. É necessário se discutir esse tema de importância vital para a nossa cultura, e apontar soluções possíveis para os problemas que afetam o patrimônio cultural do Maranhão. Dessa forma, o “Fórum Permanente do Patrimônio Cultural” pretende estabelecer um debate contínuo sobre o tema em questão, apontando possíveis soluções para problemas ou entraves que porventura venham atrapalhar a necessária salvaguarda desse patrimônio.

Serviço:

O quê? Fórum Permanente do Patrimônio Cultural

Tema da palestra: “O Atual Contexto do PAC Cidades Históricas no Maranhão”, com Alfredo Costa - Superintendente do IPHAN - MA.

Quando? Dia 2 de junho de 2016 (quinta-feira).

Hora? Das 15 às 17 horas.

Quanto? Gratuito

Estacionamento no pátio interno em frente ao antigo Convento das Mercês.

Nenhum comentário: