Compartilhe

segunda-feira, 27 de junho de 2016

GOVERNADOR FLÁVIO DINO E PREFEITO EDIVALDO ENTREGAM PRAÇA DA LAGOA


Agência Secap

A praça, construída em um dos principais pontos turísticos da capital, no Parque Estadual da Lagoa da Jansen, é a mais nova área de convivência, pronta para receber turistas e população de toda a cidade.

Uma grande festa foi feita para celebrar a entrega do novo espaço público. Tambor de crioula, bumba-meu-boi, diversas brincadeiras e atividades físicas divertiram crianças, adultos e idosos que foram conhecer a Praça da Lagoa ao pôr de sol deste sábado.

Durante a inauguração o governador Flávio Dino destacou a importância de investir no modo de organização da cidade, para ele, só é possível construir cidades mais humanas com espaço público de convivência comunitária.

“Isso faz parte de um grande projeto de construção de cidades mais humanas, que sirvam às necessidades das pessoas, isso envolve, naturalmente, políticas públicas como educação, saúde, mobilidade urbana, mas também a qualificação de espaços públicos de um modo geral. Agora, neste parque estadual, em parceria com a Prefeitura, estamos estregando esta Praça que vem a ser um espaço para toda a cidade e está a serviço de todos os moradores. E é, fundamentalmente, o fortalecimento da nossa visão de convivência comunitária, pois são espaço públicos para que as pessoas se aproximem, rompam com o individualismo, tirem o rancor do coração e acreditem em um futuro melhor para todos”, defendeu o governador Flávio Dino.

A construção da Praça da Lagoa foi possível graças à parceria, iniciada no começo da gestão, com a Prefeitura de São Luís. O prefeito Edivaldo Holanda Junior destacou a importância do trabalho em conjunto com Governo do Estado e, ainda, com a comunidade, que é também responsável em preservar e manter os equipamentos recebidos.

“Mais uma parceria, mais um instrumento público que é entregue a população. Esta belíssima praça é uma área de convivência, de lazer para a comunidade. Aproveito para agradecer ao governador Flávio Dino por mais uma parceria que resultou neste novo local. É um trabalho conjunto que tem sido aprovado pela população de São Luís. Vale ressaltar que aqui vamos ter um diferencial. Trata-se do comitê gestor formado pelas pessoas que moram no bairro. Este comitê passa a ser o elo entre a comunidade e o poder público”, afirmou o prefeito Edivaldo.

Praça da Lagoa

O que antes já foi um lixo agora é uma espaço que garante lazer, esporte, cultura para pessoas de todas as idades. A construção foi realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), em parceria com a Prefeitura de São Luís, com investimento de R$ 2,5 milhões.

 “Essa é uma área que estava degradada, fizemos a reurbanização e a revitalização completa, e agora temos uma área de convivência, uma praça voltada para as famílias, para crianças e idosos. É mais um equipamento público que o governador Flávio Dino entrega para a comunidade e sociedade, provando que quando é feito um trabalho determinado, os resultados aparecem”, destacou o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto.

O projeto foi pensado para atender pessoas de diferentes idades e demandas. O parquinho simula o percurso de um rio, com a utilização de piso emborrachado reciclado, tem ainda escorregadores, passarelas, pranchas, cabos, cordas. Para os jovens, um espaço versátil de convívio, com bancos e mesas para piqueniques e mesas de ping-pong para lazer e esporte. Para os adultos e idosos, duas áreas de convívio, sendo uma próxima ao espaço infantil. Possibilitando a interação das diversas faixas etárias.

Acessibilidade

No pioneirismo, dos oito brinquedos instalados no parquinho, dois são adaptados e podem ser usados por qualquer criança – um balanço e um carrossel. A construção de uma rampa garante que o balanço seja acessível tornando possível a entrada da cadeira de rodas. A entrada no carrossel também é facilitada por uma rampa e possibilita ao cadeirante subir no brinquedo e colocá-lo em movimento sem auxílio de outras pessoas.

E foi o que chamou a atenção da mãe de Ricardinho, dona Aldeides Pereira. “Esta é uma iniciativa muito boa, estava faltando um espaço para crianças com deficiência. Estou amando e o Ricardinho também, porque sempre que a gente vai em algum lugar parar lazer, não tem brincadeira específica para ele e agora é uma oportunidade”, apontou Aldeides, lembrando que a Praça ainda se torna mais importante ao priorizar a socialização entre crianças com deficiências e as demais, um estímulo ao respeito mútuo.

O meio ambiente também está contemplado e conservado na Praça da Lagoa. Em uma das entradas, o público é presenteado pela natureza com um caminho de 100 metros, ladeado de palmeiras. Um total de 35 espécies já existentes no local foram aproveitadas, somando no paisagismo e urbanismo sustentável, e novas mudas foram plantadas.

O Circuito de Caminhada, outro ambiente da praça, é composto de área sombreada na parte externa da praça, com bancos ao longo do trecho. A iluminação foi instalada com objetivo de garantir beleza e segurança aos usuários. A praça possui ainda, oito estacionamentos com mais de 50 vagas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Falta instalar lombada ou redutor de velocidade para os carros que veem em alta velocidade na curva que tem bem em frente a praça. Já foram dois acidentes sé esse ano em que os carros capotaram e pararam bem em cima de onde hoje é o parquinho da nova praça. Perigo para as crianças.

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Grato pela participação. Vou encaminhar sua sugestão à Prefeitura.