Compartilhe

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

ESTER MARQUES É COBRADA INDEVIDAMENTE

Uma profusão de textos na blogosfera sediada no Maranhão faz tempestade sobre a indicação da professora Ester Marques para a Secretaria de Cultura no governo Flávio Dino (PCdoB).

A futura integrante da equipe comunista é atacada porque fez campanha aberta para a reeleição do deputado estadual Roberto Costa (PMDB), vinculado à oligarquia Sarney.

Segundo as críticas, Ester Marques é “sarneísta” e a escolha dela não condiz com o projeto de mudança anunciado por Flávio Dino.

Em primeiro lugar, é importante destacar que Marques não pediu para ser secretária. Ela foi convidada e indicada ao cargo pela deputada federal eleita Eliziane Gama (PPS), que ainda não estava contemplada no governo.

Em segundo lugar, a professora Ester não é filiada a qualquer partido político, nem foi militante de “esquerda” ou “direita”, dois conceitos muito vagos na maioria das legendas no Maranhão.

Portanto, não faz sentido cobrar fidelidade partidária ou ideológica de uma profissional que nunca foi vinculada organicamente a um grupo.

Uma coisa é cobrar e criticar um militante do PSTU ou do PSOL por um apoio a Aécio Neves, por exemplo, configurando um desvio ideológico.

É algo tão grave quanto o PT do Maranhão apoiar Roseana Sarney (PMDB).

Outra coisa é reivindicar o alinhamento e uma suposta fidelidade de quem nunca foi filiado, dirigente ou militante de partido.

Ester Marques é competente e adequada à Secretaria de Cultura. Esse é o ponto central.

Flávio Dino ganhou a eleição em uma aliança ampla, reunindo todas as forças políticas para derrotar a oligarquia, inclusive ex-integrantes do banquete de José Sarney (PMDB).

Nesse contexto, a formação do secretariado é heterogênea, incluindo a indicação da deputada Eliziane Gama (PPS).

No mais, se formos conferir e mapear os sarneístas orgânicos e os transgênicos espalhados em todos os governos do Maranhão, vai faltar papel e planilha do excel.

7 comentários:

Anônimo disse...

Ilustre professor. É bonito como defende sua colega de cátedra. independente de competência, ou de pendor à direita ou esquerda, quem o nobre professor acha ser o responsável pela campanha? Seria o bloco de sarneistas fazendo coro e "inferno" na vida do novo governo? Ou postulantes ao cargo frustrados em suas expectativas?

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Os blogueiros alinhados ao governo Roseana Sarney têm interesse na desistência de Ester, para gerar um desgaste na equipe de Flávio Dino. Por outro lado, é óbvio que tem gente interessada em ocupar o lugar de Ester.
Há interesses dos dois lados.

Anônimo disse...

Outra coisa: ela parece não estar nem um pouco preocupada em fazer política. Aquela aparição na ALEMA, na medalha de OLGA e beijando Roberto Costa não colaborou em nada, antes disso só joga gasolina no fogo. Não seria o casa de ela ser mais prudente?

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Aí vai do perfil de cada um. Sobre isso não tenho como opinar. Se ela é amiga de Roberto Costa, é uma opção pessoal.

Anônimo disse...

Mas aquilo não soa como uma coisa pessoal. Afinal o momento é antes de mais nada político. Até o que não, vira.

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Se ela foi lá abraçar Roberto Costa, que assuma as consequências.

Anônimo disse...

Bem dito.