Compartilhe

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

PF PRENDE SUPERINTENDENTE DO INCRA NO MARANHÃO

Aliança do PT com Sarney garantiu o controle do Incra no Maranhão. 
O superintendente do Incra no Maranhão, Cesar Carneiro, foi preso na manhã de hoje, no aeroporto de Imperatriz, quando fazia escala em um vôo para Brasília.

A prisão é fruto da Operação Ferro e Fogo I e II, que investiga um esquema de corrupção envolvendo servidores públicos do Incra, Ibama, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e empresários.

Carneiro foi preso por suspeita de ter participado do esquema de corrupção quando era secretário adjunto da Sema, no governo Roseana Sarney (PMDB).

No total, serão cumpridos dois mandados de prisão preventiva, 21 mandados de prisão temporária, 28 mandados de busca e apreensão e seis conduções coercitivas. Segundo a PF, pelo menos quatro pessoas já teriam sido presas: uma em Açailândia, uma em Balsas, uma em Davinópolis e outra em Imperatriz. Ainda não há informações sobre a identidade dos outros detidos.

De acordo com inquérito da Delegacia Especializada em Repressão e Crimes contra o Meio Ambiente, a organização criminosa cobrava dinheiro para auxiliar empresários em processos administrativos, concedendo informações privilegiadas sobre fiscalizações e na execução de fraudes em processos ambientais.

LIGAÇÕES

Cesar Carneiro foi indicado à superintendência do Incra pelo ex-governador Washington Oliveira (PT), em substituição a José Inácio Rodrigues (PT), deputado estadual eleito.

Rodrigues, por sua vez, ocupou o cargo deixado por Raimundo Monteiro, presidente do PT no Maranhão.

Monteiro foi investigado por denúncias de corrupção no Incra, mas não chegou a ser preso. Porém, ficou inelegível em 2014, quando tentou ser suplente de senador na chapa liderada por Gastão Vieira (PMDB), candidato da oligarquia Sarney.

Washington Oliveira fez acordo com a governadora Roseana Sarney para ganhar um cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e deixou Raimundo Monteiro como chefe maior no PT do Maranhão.

Ambos representam a tendência CNB, principal força do PT nacional. Por conta das relações com o governo federal, Washington Oliveira dominou a superintendência do Incra no Maranhão.

Inácio Rodrigues e Cesar Carneiro, respectivamente, ex e atual superintendente do Incra, são organicamente vinculados ao grupo de Oliveira.

Nenhum comentário: