Compartilhe

terça-feira, 21 de agosto de 2012

MARLON BOTÃO: NOSSA CAMPANHA MANTÉM A COERÊNCIA POLÍTICA


No último dia 18 o juiz da 2ª Zona Eleitoral de São Luís, Jesus Guanaré de Sousa Borges, notificou o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em São Luís, para deixar de impor ou exigir ao candidato a vereador pela Resistência Petista, Marlon Botão, a pedir votos, na propaganda eleitoral, ao candidato a prefeito Washington Oliveira. Em entrevista, Marlon explica o porquê de entrar com uma ação judicial contra o PT.

Por que uma ação judicial contra o Partido dos Trabalhadores? 

Marlon: Na verdade, nós fomos pegos de surpresa por uma determinação do presidente do Diretório Municipal de que ninguém poderia fazer suas propagandas eleitorais televisivas fora do partido, e nós estranhamos. Sou profissional da área de comunicação e durante quinze anos eu fiz os programas do PT. Em muitos momentos os candidatos traziam os programas de fora e nós veiculávamos, porque o importante é manter o padrão técnico de qualidade. Sempre fizemos isso e nunca houve problemas. No meu caso, fui impedido de fazer minha propaganda com uma produtora que não fosse a do partido, por isso entrei com uma ação judicial para que meu direito fosse garantido.

Você acredita que essa tentativa de impedir que os programas eleitorais sejam feitos por uma produtora independente se deve a quê?

Marlon: Essa determinação do presidente do Diretório Municipal, me parece mais uma questão de censura mesmo, de querer fazer patrulhamento. E é nesse sentido que nós nos posicionamos. Cada candidato tem somente 15 segundos de propaganda, e acabamos tendo que comprimir muito o que temos a dizer. E ainda ser obrigado a colocar nome de majoritário é realmente complicado. A campanha é proporcional e isso deve ser respeitado.

Existe um coletivo interno no Partido dos Trabalhadores denominado Resistência Petista, como ele se articula dentro do partido?

Marlon: O que nós temos feito até hoje é procurar agir com a coerência que nos trouxe até aqui. São mais de vinte anos de militância política partidária. Então nós temos satistafações a dar à população de São Luís e do Maranhão, e uma dessas satisfações diz respeito à nossa concepção de sociedade, de cidade e de desenvolvimento. Não podemos jogar tudo isso na lata de lixo por uma conveniência política. Isso nós não aceitamos! Temos realizado nossa campanha de forma independente, respeitando o partido. Não aceitamos, de maneira alguma, descartar toda uma história de luta e de vida que eu e muitos companheiros fizemos em defesa, inclusive, do Partido dos Trabalhadores. Se hoje o Partido dos Trabalhadores tem a respeitabilidade de uma parcela significativa da nossa população nós contribuímos pra isso.

Por que a Resistência Petista se opõe ao candidato a prefeitura Washington Oliveira?

Marlon: Fazemos uma campanha que mantêm a nossa coerência política. Sempre defendemos um projeto para o Maranhão, para a cidade de São Luís, que é diferente do grupo ao qual hoje o candidato a prefeito do PT está vinculado. Não há como fazer campanha junto com eles, nós defendemos propostas, conceitos e idéias diferentes. Fazemos política de uma forma diferente deles.

O Diretório justifica sua determinação baseada em uma incoerência política, isso acontece?

Marlon: Nós estamos sendo coerentes. Se tem alguém que está agindo sem coerência dentro do partido são eles, que agem com infidelidade partidária. O estatuto do partido deixa muito claro os nossos princípios partidários. Nós mantemos historicamente a luta em cima disso. E hoje eles se juntam com aqueles que eles mesmo criticavam durante décadas. Até que ponto eles estão sendo coerentes? Ou não seriam eles que estariam faltando com a fidelidade partidária? Porque essa postura está descaracterizando e desgeneralizando o nosso partido. Nós não aceitamos censura. O PT nasceu em 1980 combatendo a ditadura com muita força e não podemos aceitar hoje qualquer forma de ditadura interna. Nós temos é que avançar, retroceder de jeito nenhum!

PERFIL

Marlon Botão é militante do PT desde 1987. Participou das capanhas do ex presidente Lula e da atual presidenta Dilma. “Temos procurado mostrar à população o que é de mais positivo nas políticas públicas que hoje vem sendo implementadas há 10 anos nas duas gestões do presidente Lula e agora na gestão da Dilma”, conclui.


Um comentário:

GUERRILHEIROS VIRTU@IS disse...

Só uma coisa derrota nosso PT --> O PT!

Vamos ao entendimento, razoável, não basta, tem que ser político!

Saroba