Compartilhe

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

2014, CENÁRIO POSSÍVEL: LOBÃO VICE PRESIDENTE E LUÍS FERNANDO GOVERNADOR PELO PT

O xadrez político do Maranhão sempre passa por um cheque-mate em Brasília. Grande parte do mando da oligarquia Sarney vem das relações com o Planalto, incluindo o controle de quase toda a bancada federal maranhense e de parte do PMDB, aliado de primeira hora de Lula/Dilma.

É com essa expertise que Sarney vai operando os interesses locais articulados aos nacionais.

Em 2014 há um esboço de disputa para definir qual será o candidato da oligarquia Sarney ao Governo do Maranhão: Edison Lobão (PMDB) ou Luís Fernando Silva (sem partido).

Como resolver isso?
Lobão e Dilma: sinais de uma dobradinha em 2014?

O(A) leitor(a) pode até achar uma viagem absurda, mas não se surpreenda se Sarney bolar uma jogada decisiva.

Consiste em fazer de Edison Lobão o candidato a vice-presidente de Dilma Roussef (PT) em 2014, reafirmando a aliança PT + PMDB.

Para consolidar a proposta, Sarney pode articular a presidência do Senado para Renan Calheiros e isolar a banda do PMDB controlada por Michel Temer, atual vice de Dilma.

Não é tarefa fácil, porém...

Ministro das Minas e Energia, um dos setores estratégicos no governo federal, Lobão é bem visto no cenário nacional, palatável no PT e queridinho da presidente Dilma.

O ministro, não esqueça, é o lobo do homem. Você me entende.

Resolvido o problema do Planalto, Sarney descerá à Planície – o Maranhão – onde o jogo é bem mais fácil.
Lobão e Sarney: antropofagia política

O plano é tomar de vez o PT, filiar o chefe da Casa Civil Luís Fernando Silva e lançá-lo candidato a governador, pregando a ideia da renovação política.

Com a vitória de Edivaldo Holanda Junior (PTC) e Flavio Dino (PCdoB) na Prefeitura de São Luís, espalhou-se a semente da renovação que pretende chegar até 2014 com a candidatura comunista.

Para equilibrar o conceito de novo, pelo menos na faixa etária, o nome para enfrentar Flavio Dino é Luís Fernando Silva.

A meta de Sarney é ter o PT sem intermediários, buscando uma solução simples – indenizar o vice-governador Washington Oliveira (WO) pelos serviços prestados à causa da traição.

A indenização de WO pode ser um mandato de deputado federal ou um cargo vitalício de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

WO garante a aposentadoria rica, fecha o negócio e entrega de vez o PT, antes que os petistas alinhem-se totalmente ao prefeito Holanda Junior e a Flavio Dino.

O governo Roseana Sarney (PMDB) já mapeou as negociações do petismo sarneísta e vê riscos em 2014. Portanto, é preciso fechar logo a porteira e filiar Luis Fernando Silva para que tudo fique em casa.
Roseana Sarney pretende passar a faixa a Luis Fernando: falta combinar com o  eleitor

Enquanto isso, o ministro Lobão manda recado aos blogues do Sistema Mirante. Ele não abre mão da candidatura ao governo por qualquer coisa.

Só a vice-presidência da República pode aplacar a fome do lobo do homem.

Nenhum comentário: