Compartilhe

sábado, 24 de novembro de 2012

SEMINÁRIOS DE DEZEMBRO: PESQUISADORES E MOVIMENTOS SOCIAIS DEBATEM EDUCAÇÃO

O HISTEDBR ( Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil) juntamente com o CEPP (Centro de Estudos Político-Pedagógicos) e o Instituto Formação promovem um encontro anual de pesquisadores, com o propósito de socializar conhecimentos dos seus campos específicos de atuação, junto a profissionais e estudantes da área da educação, história, psicanálise, ciências sociais e políticas.


A partir dessa perspectiva, ocorrem os Seminários de Dezembro, evento que tem sido realizado, desde 2005, sempre na primeira semana de dezembro, colocando em pauta temas instigantes, fomentando a reflexão e o debate coletivo sobre o desenvolvimento humano e o processo continuado de formação de profissionais da educação e de atuação política em favor da construção de outra sociedade.

Neste ano de 2012, excepcionalmente, o VIII Seminário será nos dias 28, 29 e 30 de novembro, pois foi necessário antecipar sua realização, de modo a contribuir com o trabalho das Redes e Fóruns da Cidadania que realizará, no dia 07 de dezembro, a grande marcha estadual em defesa do direito à educação, reunindo educadores de mais de 60 municípios na cidade de São Luís.

Compreendendo a importância desse trabalho de base que professores realizam no Maranhão, o VIII Seminário de Dezembro antecipou sua programação que acontecerá na UFMA, no auditório Mário Meireles, no Centro de Ciências Humanas, reunindo estudantes, professores e  militantes em geral em torno do tema: Reinvenção da Política: contribuições da educação.

A escolha do tema não poderia ser mais acertada, diante da necessidade de se fortalecer as articulações entre os movimentos sociais, organizações de base e sindicatos na luta em defesa da educação pública, que continua a ser ameaçada pelos governantes que insistem em realizar a prática da sonegação desse direito a milhares de cidadãos brasileiros. 

No caso do Maranhão, os indicadores quantitativos se ampliam, enquanto os indicadores qualitativos demonstram a precariedade da educação ofertada, bem como as formas diversificadas de subtração dos recursos dessa área, como apontam denúncias feitas ao Ministério Público e as ações de investigação empreendidas em diversos municípios.

Ampliar a participação de todos os cidadãos/ãs em torno dos debates sobre a política e a educação é uma das finalidades do VIII Seminário, que conta com o apoio efetivo dos sindicatos, organizações  e  movimentos sociais combativos na programação do evento:

VIII Seminário de Dezembro
A Reinvenção da Política – Contribuições da educação

Dia 28 – Abertura – 17 horas
Expressão Cultural
Conferência – Educação e Formação Política
Conferencista: Prof. Dr. Roberto Leher – UFRJ e Fórum Nacional em Defesa da Educação Pública

Dia 29 – Manhã – 9:00 às 12:00
Mesa-redonda : Educação e Sindicalismo
Participantes : APRUMA, SINASEFE, SINTRAP (Caxias), CONLUTAS, Oposições na Educação
 
Dia 29 – Tarde – 14:30 às 17:30
Mesa-Redonda: Educação e Movimentos Sociais
Participantes : ASP, CEPP, Conselho de Direitos, Pastoral do Negro, Redes e Fóruns da Cidadania
Expressão Cultural

Dia 30 – Manhã – 9:00 às 12:00
Mesa-redonda: Educação e Movimentos Sociais 
Participantes: Anel, Pronera, MST,  Fórum em Defesa da Educação Pública, Fórum em Defesa dos Direitos dos Deficientes

Dia 30 – Tarde – 14:30 às 17:30
Mesa-redonda: Educação e Cultura
Participantes: Quilombo Urbano, GEMARX,  Instituto Formação, Instituto Maracanã
Expressão Cultural

Um comentário:

Anônimo disse...

Querido Ed,

você já é parceiro deste evento, sempre colaborando na divulgação. o nosso grupo de pesquisa vai na contra-mão da lógica da Capes, produtivismo acadêmico desenfreado. Nos propomos a fazer e produzir ciêcia com os movimentos sociais, com a juventude, com os trabalhadores do Maranhão que atuam nas mais diferentes frentes deste imenso Estado. Por isso há anos este trabalho vem se realizando na baixada maranhense em parceria com o Instituto Formação, este ano avançamos com a importante parceria com a Rede de Fóruns da Cidadania, com a importante atuação do ex Juíz Jorge Moreno.

Acreditamos que é possível fazer ciência, fazer pesquisa e produzir conhecimento operando em uma outra lógica. Por isso este evento está na 8ª edição.

grande abraço,

Lícia da Hora