Compartilhe

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

MORADIA NA UFMA: AS PALAVRAS E AS COISAS NO HORIZONTE DA POLÍTICA

A greve de fome deflagrada por Josemiro Oliveira, seguida por dois estudantes, recolocou a UFMA no palco dos debates para além do rio Bacanga.

Universidade sem conflito de ideias e posições é um cemitério político que só interessa às ditaduras, onde o primeiro defunto é a liberdade.

É bom lembrar que o movimento estudantil e dos docentes, nos anos 1960/70, foi fundamental na resistência ao regime militar. Posteriormente, nos anos 1980, a luta dos estudantes, professores, operários e lavradores contribuiu para a retomada da democracia no Brasil.

Esse é um ponto essencial para entender a natureza do ambiente universitário: conflituoso, contraditório e, portanto, fértil.

É nesse terreno, adubado pela guerra de propósitos, que foi semeada uma solução para o litígio entre os estudantes e a administração da UFMA.

A IMAGEM DA UFMA

Até a deflagração da greve de fome do aluno Josemiro, a UFMA era tida fora da muralha do campus como uma instituição próspera, minada de obras por todos os lados, resultando até na mudança da designação de campus para cidade universitária.

Para fazer jus à palavra cidade, que é o lugar onde se mora e/ou reside, os estudantes decidiram retomar a pauta da moradia estudantil.

É inadmissível que a cidade universitária não seja o lugar onde possam residir os estudantes, principalmente os mais pobres, já penalizados pela falta de outros direitos tão importantes quanto a moradia.

Ao não tratar a reivindicação dos estudantes com a devida atenção, a administração da UFMA gerou uma rede de solidariedade a Josemiro, simbolizado no drama da fome, da falta de teto e das correntes.

Josemiro transformou-se em um movimento que pôs em questão a imagem da UFMA próspera e com tantas obras, portais e prédios, sem que haja um lugar de moradia estudantil dentro da cidade universitária.

A segunda palavra, portanto, é a desconstrução. O que parecia pujante - a cidade universitária - revelou-se pequeno. A UFMA nunca mais será vista como antes.

MOVIMENTO POLÍTICO

A terceira palavra é política, que deve ser colocada no deu devido e elegante lugar, mas nunca reduzida ao sentido proclamado pela direção da UFMA, que qualificou o movimento dos estudantes como algo forjado às vésperas das eleições para o DCE (Diretório Central dos Estudantes) e Associação dos Professores (Apruma).

Nas duas entidades sequer existe oposição. Como estariam preocupados com eleições?

Nos simples manuais até os grandes tratados, está escrito que todo movimento humano em torno de ideias e projetos individuais ou coletivos é político.

É impossível imaginar a vida fora desse horizonte, se os corriqueiros atos de apertar um interruptor para acender a luz e ligar a torneira são frutos das políticas energética e de recursos hídricos, respectivamente.

Óbvio que a luta por moradia estudantil é política, porque se traduz em ação, poder, direito, disputa, movimento, escolhas e decisões.

SOLIDARIEDADE

Por fim, e talvez mais importante, a palavra solidariedade expressa todo o sentimento que envolveu a luta pela moradia estudantil.

Na onda de protestos que varre o mundo, a hastag #somostodosjosemiro# espalhou-se pela cidade, construindo uma rede imensa de pessoas afetadas com a falta de sensibilidade da administração da UFMA para abrir a negociação.

Dos moradores da área Itaqui-Bacanga ao arcebispo de São Luís, todos pediam uma solução negociada para o impasse.

A greve de fome, a princípio um ato de desespero, transformou-se em um movimento que ganhou adesão dos mais diversos setores, provando à administração da UFMA que a melhor saída foi a negociação política para implantar a moradia na cidade universitária, porque a imagem da administração começava a ficar muito desconstruída.

Estão de parabéns todos e todas que lutaram e acreditaram que vale a pena enxergar além do horizonte.

Um comentário:

José María Souza Costa disse...

Olá.

Hoje é Sexta Feira, o primeiro do dia, dos fins de semana.
Quero desejar-te Saúde. Alegrias. Paz. Deslumbramentos. E uma contagiante vontade, para que os teus sonhos, aqueles ainda não realizados, concretize-se. O melhor da Vida, sempre é, viver em paz. Por isso, receba o meu sentimento de carinho, de amizade, e de respeito.
Fique com Deus, o Criador, o dono, do dom da Vida.
Um abraço.